terça-feira, 29 de maio de 2012

Achei interessante a visão deste professor

De:
Enviadas: Quinta-feira, 24 de Maio de 2012 14:50
Assunto: Sobre a greve e o orgulho de ser Professor

Ontem, na ALBA, os/as profesores/as deram uma grande demonstração de força e coragem. Na eminência do dia do pagamento do mês de maio, Jaques Wagner mais uma vez jogou o seu jogo sujo e lançou as suas cartaz: "voltem para as salas de aula que devolveremos seus salários sequestrados". Contava com a fome, as dívidas, a tensão e angústia de milhares de pais e mães de família que no momento se veem rodeados de preocupações devido a falta de remuneração. Ontem foi a vez de nós mostrarmos nosso jogo. Nossas pernas seguem firmes, nossos joelhos não se dobraram, não nos inclinamos para lamber as botas do carrasco.
Hoje, mais do que em qualquer outro momento, senti orgulho de ser professor. Comportei-me e vi meus/minhas colegas agindo como homens e mulheres livres. Que bonita aula estamos dando para nossos filhos, alunos e para todos os trabalhadores e trabalhadoras que nos observam. Não será com medidas autoritárias que esse governo nos desmoralizará. Não será com ameaças, não será com o terror financeiro e psicológico que nos obrigará a voltar para as salas de aula.
Chegamos longe demais para recuar derrotados. Se voltarmos para as salas de aula sem nada, levaremos muitos anos para nos recuperarmos de um abatimento que certamente atingirá a toda a categoria e sua crença na luta coletiva e organizada da classe trabalhadora. Voltaremos para sala de aula fragilizados e ainda menos dispostos a encarar o dia-a-dia cheio de problemas que vivemos em cada unidade de ensino. Não, este não será o caminho.
A vitória precisa ser nossa e para isso será preciso ainda mais força, coragem e ânimo para encarar os próximos dias, pois estes serão decisivos para o rumo de nossa greve. Com o corte do salário deste mês, o governo dará sua última cartada. Se a greve se alongar por mais um mês, o calendário letivo não será mais viável. Por isso o governo será obrigado a negociar com a categoria. Não há mais para onde ele correr.

Wh questions

·         What – qual, quais, o que

What is your occupation?                          What is a resumé?

(Qual é a sua profissão?)                         (O que é um currículo?)

·         Which – qual, quais, o que

Usado quando se solicita uma escolha entre dois ou mais elementos:

Which is his favorite sport, tennis, soccer or basketball?

(Qual é o esporte preferido dele, tênis, futebol ou basquete?)

Which is more difficult, English or Portuguese?

(Qual é mais difícil, inglês ou português?)

·         Who – quem

Usado como sujeito da oração

Who are you?

(Quem é você?)

·         Whom – quem

Usado como objeto direto ou indireto da oração. É obrigatório após uma preposição.

With whom were you talking?

(Com quem você estava falando?)

·         Where – onde

Where were they going to?

(Aonde eles estavam indo?)

·         When – quando

When was she born?

(Quando ela nasceu?)

·         Why – por que; por quê

Na resposta, usa-se because (porque)

Why do people worry? Because they need jobs

(Por que as pessoas se preocupam? Porque elas precisam de emprego.

·         Whose – de quem, a quem pertence

Whose is this picture?

(De quem é esta foto?)

homework

1.    Complete the sentences with the appropriate Wh question:

a)    _____________ are you from?

b)    ______________ is that car?

c)    ______________ comes first, X or Y?

d)    ______________ live with you?

e)    ______________ language do people speak in Canada?

f)     ______________ are you studying?

g)    ______________ did Alexander Fleming discover penicilin?

h)   ______________ did you live last year?

i)     ______________ is the capital of Switzerland, Bern or Zurich?

j)      ______________ dog barks all the time?

new layout

Esse novo modelo de página escondeu algumas publicações. Peço desculpas por isso e providenciarei, em breve, a exposição dos conteúdos.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gente, essa não dá nem pra acreditar que eu ouvi!
Duas garotas conversando na sala de aula e o professor aguardando que elas fizessem silêncio.
Uma disse para a outra:
Vou imbora. Esse professor já veio atrapalhar a conversa dos outros.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Eleições se aproximam

Um deputado está andando tranquilamente quando é atropelado e morre.

A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.


-'Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro

-'Antes que você entre, há um probleminha.

Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.


-'Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo deputado.


-'Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:


Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.


-'Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o deputado.


-'Desculpe, mas temos as nossas regras. '


Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.


A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.


Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado.


Todos muito felizes em traje social.

Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo.


Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.


Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.


Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.


Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.


Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele..


Agora é a vez de visitar o Paraíso.

Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.


Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.


-' E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.


Agora escolha a sua casa eterna.' Ele pensa um minuto e responde:


-'Olha, eu nunca pensei .. O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.'


Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.


A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.


Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.


O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do deputado.


-' Não estou entendendo', - gagueja o deputado - 'Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!'


O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:


-'Ontem estávamos em campanha.

Agora, já conseguimos o seu voto...'

quarta-feira, 21 de março de 2012

mais poemas


O Cinema da vida



O amor na minha vida faz com que



Cada

Imagem

Nascida num poema,                                             

Eternize

Minha pobre

Alma.



Divino

Amor!



Vivido

Intensamente em sonhos.

Deveras...

Almejados.



É assim que o quero



Amando cada vez mais. Por isso,



Resta-nos a

Esperança vazia

Apesar das nossas

Lutas vorazes e

Intensas.

De todas as que nos rodeiam

A alegria dissimulada dos personalistas

Deslumbra seus egos

E eternizam ferozes sentimentos







Cinema da vida II



Apesar da triste rotina contida                

Rege-se uma elegância glamourosa.

Almas depressivas como tantas outras

Uivam em silenciosa dor.



Minha vã imaginação,

Não haverá amanhã.

Mas almeja lograr a morte

Como uma alma desvairada.



Por isso cada imagem

Nascida num poema,

Eterniza minha pobre alma.



Oh! Divino Amor!

Vivido intensamente em sonhos.

Deveras... almejados.


terça-feira, 20 de março de 2012

Trecho do conto do dia de feira


(...) Como minhas preocupações haviam passado, eu observava, mas não me atentei ao acontecimento iminente. Entretanto, o que eu percebia era que ao passo que o animalzinho se afastava do tonel de lixo a corda que os ligavam ficava cada vez mais esticada, mas como não era muito curta levou um bom tempo até que ficasse completamente esticada, foi então que de repente, num solavanco mais forte para alcançar um bagaço de cana que se encontrava um pouco mais afastado, o tonel tombou.

Em sua queda, o tonel provocou um tremendo barulho. E como era de se esperar, o jegue se assustou e começou a correr, “e como corria o jeguinho”. E ao passo que corria, levava consigo o tonel.

Como a rua era estreita e de paralelepípedo, “o tonel”, em seu contato com o piso, fazia mais barulho ainda. E o jegue corria..., corria tanto que não podemos afirmar ao certo o que acontecia naquele momento. O certo é que corria, e quanto mais corria mais barulho o tonel fazia. E quanto mais barulho fazia mais o pequeno e assustado jegue corria.

A essa altura do acontecimento, praticamente todos na feira pararam para assistir àquela cena enquanto riam a valer, com poucas exceções além das crianças que corriam atrás do jegue e do tonel gritando em grande  alvoroço, o que contribuía para aumentar ainda mais a agonia do pobre animal que não podia nem sequer imaginar o que, nem porque aquilo corria atrás dele fazendo tanto barulho. Os cachorros, também assustados, corriam em fuga para todos os lados, latiam tão alto que pareciam estar gritando, de modo que todo aquele barulho assustava cada vez mais o jeguinho, que corria, corria e corria! Nessa trajetória, alguns carros foram amassados pelo tonel provocando o desespero de seus donos. E como o jegue correu! Correu até o tonel se desprender da corda que os ligavam. Mesmo assim, o pequeno animal continuou correndo de modo que ninguém sabe precisar onde nem quando foi que ele parou.

Depois que todo aquele barulho provocado pelo jegue e pelo tonel cessou, pudemos, então, ouvir os risos que se faziam na multidão, foi, então, quando outro barulho começou.

Algumas vozes agitadas na multidão indagavam:

– Quem é o dono do Jegue?

– De quem é aquele jegue?

Mas, ninguém respondia! Após essas perguntas, um silêncio, quase que total, se fez entre todos. A não ser, o barulho dos passos apressados da multidão que começava a se dispersar.

Enquanto isso, gritando bem alto, uma voz insistia em perguntar:

– QUEM É O DONO DAQUELE JEEEEEEGUE?

Em resposta, ouviu-se um silencio que permaneceu por alguns segundos!

E ninguém ousava abrir a boca para dizer outra coisa.
(...)

terça-feira, 13 de março de 2012

MAIS UM POEMINHA PRA VOCÊS


O poeta olha a cidade e a cidade é que lhe diz:

Erguem-se prédios onde antes reinavam florestas.

O verde das paredes se confunde

com o cinza que foge das chaminés

onde antes cantava o Sabiá

que não sabia que o seu canto iria acabar.

E agora o homem bicho

Comprimi-se em pequenos espaços

e arranca do seu semelhante

parte de sua vida para o seu acalanto.

É a guerra por um inútil canto

tão desnecessário quanto o pedaço de pão

que no lixo foi parar.

Este será chamado homem,

e o outro indigente

coitado, ... nem gente és!

E ao lado de um verde que outrora fora o verde

perde, então, a sua vez!

Ainda Devez...

terça-feira, 6 de março de 2012

Começando a escrever

Galéra, se vocês quiserem se tornar escritores precisam começar. Vejam como é muito fácil escrever um pequeno poema: 


É simples e começa assim



Você vê

Um pedaço de papel em branco!

E pensa

Huuummm!!! ... Que vontade de rabiscá-lo!

Ai que tentação!!!

Não vou resistir!

A dúvida ???...

Será que consigo escrever?

Vou tentar!

Se não conseguir, paciência!

Escreverei sobre o meu pensamento.

Parece difícil,

mas quem sabe se eu ir escrevendo

enquanto penso!

Vejam, já escrevi algumas palavras!!

Huumm! Não parecem interessantes.

Ah! Isso não é importante.

A simplicidade é significativa!!!

Pensando bem, ... cadê a poesia?

É, ... parece um poema!!!

                                       

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Leia e pense!


Galileu Galilei descobriu que a Terra gira em torno do sol e foi obrigado a renunciar a descoberta para não morrer

Sócrates foi obrigado a tomar cicuta

Joana D’arc foi condenada à morte na fogueira por ter sido uma visionária



Conclusão:

Para sobreviver Na terra de gente de mente pequena

É preciso se mostrar menor do que eles para não padecer.

Ou então ter a coragem de ser você mesmo e sofrer.




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

de volta

Estou de volta das férias. Logo estarei postando algun texto para compartilharmos, alguma sugestão?

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que ensinar, a quem ensinar e como ensinar!


É sabido que a ampliação do conhecimento de um indivíduo pode ser conseguido a partir da exposição dele a novos conhecimentos e a criação de elos entre o que já se sabe e o que se pretende ensinar/aprender. Qualquer pessoa, a principio, pode aprender algo sem que necessariamente alguém lhe ensine. O contrário já não seria possível. Para que alguém ensine algo é necessário que o receptor queira aprender. Então a tarefa de ensinar está condicionada à disposição do educando para aprender o que intencionam lhe ensinar.

Os maiores conflitos começam a aparecer porque a pessoa que não tem certo conhecimento, na maioria dos casos, não consegue perceber uma utilidade prática daquilo para sua vida. Outro agravante é que o mundo moderno com toda a sua tecnologia exige e criou na mente dos jovens a ideia e a necessidade de resultados imediatos. Mas isso é porque se deixou de considerar etapas importantes para a formação intelectual do jovem na época em que teria sido mais fácil condicioná-lo à aprendizagem. Não querendo responsabilizar governo, educadores ou familiares pelo fracasso desses jovens, ou eles mesmos. Acreditamos que o sistema educacional brasileiro, historicamente, não se preocupa com a formação de trabalhadores intelectuais, mas sim práticos. Por isso, é que percebemos nas escolas uma preocupação com números, mesmo que esses números não condigam com a realidade intelectual dos alunos. Essa realidade tende a piorar porque há uma pressão de cima para baixo que até premia o professor e a escola que apresenta numericamente o maior percentual de alunos aprovados obrigando muitos professores a relegar ideologias e se adequarem ao que seus dirigentes parecem querer perpetuar. Uma escola em que todos tiram notas boas, mas que pouco se sabe.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Para refletir

Algumas pessoas são tão eficazes em esconder suas reais intenções que são capazes de enganar até mesmo pessoas que se dizem experientes. A sua demagogia é tão forte que nos fazem ver até mesmo o bem que eles não tem.

domingo, 23 de outubro de 2011

ENEM

Caso deem uma olhadinha de última hora, feliz prova pra vocês!
Lembrem-se de que a calma faz bem ao coração e ao cérebro. Se eles estivem bem, as coisas tem maiores chaces de dar certo.
Até mais.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PIOR É QUE A GENTE PERGUNTA ASSIM MESMO...


1. Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam:
- Você tá dormindo?
- Não, to treinando pra morrer!

2. Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta:
- Ta com defeito?
- Não, é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.

3. Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam:
- Vai sair nessa chuva?
- Não, vou sair na próxima.

4. Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta:

- Acordou?
- Não... Sou sonâmbulo!

5. Seu amigo liga para sua casa e pergunta:
- Onde você está?
- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!

6. Você acaba de tomar banho e alguém pergunta: (BOA)
- Você tomou banho?
- Não, mergulhei no vaso sanitário!

7. Você tá na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta: (ÓTIMA)
- Vai subir?
- Não, não, to esperando meu apartamento descer pra me pegar.

8. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Até que ela diz:
- Flores?
- Não! São cenouras.

9. Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta:
- Tem gente?
- Não! É o cocô que está falando!

10. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar: (MUITO BOA)
- Em dinheiro? ?
- Não, me dá tudo em clipes!

VOCÊ SABE QUE ESTÁ FICANDO LOUCO NO SÉCULO XXI QUANDO:

1. Você envia e-mail ou MSN para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua;

2. Você usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as compras;

3. Esquecendo seu celular em casa (coisa que você não tinha há 10 anos), você fica apavorado e volta para buscá-lo;

4. Você levanta pela manhã e quase que liga o computador antes de tomar o café;

5. Você conhece o significado de naum, tbm, qdo, xau, msm, dps, Cc, Cco,...;

6. Você não sabe o preço de um envelope comum;

7. A maioria das piadas que você conhece, você recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho.....);

8. Você fala o nome da firma onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo o celular !!);

Você digita o '0' para telefonar de sua casa;

10. Você vai ao trabalho quando o dia ainda está clareando e volta para casa quando já escureceu de novo;

11. Quando seu computador pára de funcionar, parece que foi seu coração que parou;

11. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo;

12. Você está concordando tão interessado na leitura que nem reparou que a lista não tem o número 9;

13. Você retornou à lista para verificar se é verdade que falta o número 9 e nem viu que tem dois números 11;

14. E AGORA VOCÊ ESTÁ RINDO CONSIGO MESMO;

15. Você já está pensando para quem você vai enviar esta mensagem;

16. Provavelmente agora você vai clicar no botão ''Encaminhar''... É a vida...fazer o quê... foi o que eu fiz também...

Feliz modernidade.

Um excelente semana!!!!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

aprendizado

O cliche é dizer que a cada dia surgem novos aprendizados. porén, no fim de cada dia, depois de muitas experiências, é chagado o momento de separarmos o que devemos preservar daquilo que precisamos esquecer.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pensamento para o mês de outubro - A mudança

Mais cedo ou mais tarde, uma mudança se faz necessária e é inevitavel. Resistir a ela é o que causa conflito!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Respondam essa atividade e depois conversamos

Exercício de Regência Verbal e Nominal



(UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.



I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.

II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.

III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.

IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.



a) II, III, IV b) I, II, III



e) I, III, IV d) I, III e) I, II



2. (UFAM) Assinale o item em que há erro quanto à regência:



a) São essas as atitudes de que discordo.

b) Há muito já lhe perdoei.

c) Informo-lhe de que paguei o colégio.

d) Costumo obedecer a preceitos éticos.

e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.



3. (UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:



a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.

b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.

c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.

d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.

e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.



4. (FMU-SP) Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo.



a) Perdoou nosso atraso no imposto.

b) Lembrou ao amigo que já era tarde.

c) Moraram na rua da Paz.

d) Meu amigo perdoou ao pai.

e) Lembrou de todos os momentos felizes.



5. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.



a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota.

b) As admoestações que insisti em fazer ao rábula acabaram por não produzir efeito algum.

e) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.

d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais.

e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.



6. (UFG) Indique a alternativa correta.



a) Sempre pago pontualmente minha secretária.

b) Você não lhe viu ontem.

e) A sessão fora assistida por todos os críticos.

d) Custei dois anos para chegar a doutor.

e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeição estética.



7. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa correta quanto à regência:



a) A peça que assistimos foi muito boa.

b) Estes são os livros que precisamos.

c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram.

d) Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.

e) O ideal que aspiramos é conhecido por todos.



8. (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:



a) Ele custará muito para me entender.

b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.

c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.

d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.

e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.



9. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à regência:



a) Nós nos valemos dos artifícios que dispúnhamos para vencer.

b) Ele preferiu pudim a groselha.

c) O esporte de que gosto não é praticado no meu colégio.

d) Sua beleza lembrava a mãe, quando apenas casada.

e) Não digo com quem eu simpatizei, pois não lhe interessa.



10. (Conc. Investigador de Policia) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relação à regência verbal.



a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientações.

b) Há alguns dos novos diretores com os quais não simpatizamos.

c) A firma toda não se simpatizou com a nova diretoria.

d) Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.



11. (Conc. Escrivão de Polícia) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parênteses não corresponde à sua regência.



a) Com sua postura séria, o diretor assistia todos os funcionários dos departamentos da empresa. (ajudar)

b) No grande auditório, o público assistiu às apresentações da Orquestra Experimental. (ver)

c) Esta é uma medida que assiste aos moradores da Vila Olímpia. (caber)

d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar)



12. (Conc. Analista de Sistemas - Banco Central) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.



a) Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda da produção de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real do comércio varejista.

b) Apesar da queda da inflação em maio, espera-se aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.

c) Os principais focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.

d) Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.

e) A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no País, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.

(Trechos adaptados do Relatório de Inflação - Banco Central do Brasil, junho de 2001- v. 3, 1° 2, p. 7 e 8)



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Agradecimento

Pesoal, muito obrigado pelos acessos. Cotinuem participando e comentando as postagens deste blog. Se desejarem deixar alguma sugestão ou solicitar algum conteúdo fiquem à vontade, estou a sua disposição.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Auxiliar Do"

Para você que quer aprender inglês de uma forma mais fácil postei novo conteúdo na página inglês para iniciantes. "Auxiliar Do".
Veja, estude, faça o exercicio e comente!