Verbos

Segue abaixo algumas dicas sobre verbos


Verbo – Palavra que exprime ação, estado, mudança de estado e fenômeno natural, fato ou acontecimento, situando essas ocorrências no tempo passado, presente ou futuro.


Estrutura do verbo


Radical Vogal temática Desinência modo-temporal Desinência número-pessoal


Estud a sse mos
Aprend e ria s
Divert i re i


Flexão – é a classe gramatical que apresenta o maior numero de flexões na língua portuguesa.


a. Pessoa gramatical do verbo – são três as pessoas gramaticais; 1ª, 2ª e 3ª.
b. Numero gramatical do verbo – singular e plural;
c. Tempo do verbo – presente, passado (pretérito apresenta três subdivisões: perfeito, imperfeito, e mais-que-perfeito) e futuro (duas subdivisões: do presente e do pretérito);
d. Modo do verbo – indicativo, subjuntivo, imperativo;
e. Voz do verbo – ativa e passiva. Sendo que o pronome reflexivo “SE” ligado ao verbo constitui-se uma outra voz, a reflexiva indicando que a ação praticada pelo sujeito recai sobre ele mesmo.


Conjugações do verbo – são três: a 1ª formada por verbos terminados em “AR, a 2ª por verbos terminados em “ER” ou “OR” e a 3ª por verbos terminados em “IR”.


AS formas nominais também são três:


Infinitivo, gerúndio e particípio.


Classificação
Regulares, irregulares, defectivos e abundantes.
Primitivos – infinitivo, presente e pretérito perfeito do indicativo.
Derivados – todos os demais tempos e modos.


Locução verbal – forma-se pelo uso de dois ou mais verbos que equivalem a uma forma verbal simples.


Na locução verbal composta de dois verbos, o primeiro deles é considerado um verbo auxiliar (ser, estar, ter e haver) ou modal (poder, querer, precisar, dever, etc.). O segundo verbo da locução é considerado o verbo principal. Independentemente do tipo, porém, é sempre o primeiro verbo da locução o responsável pela flexão (de número, tempo, modo e aspecto). O segundo verbo da locução apresenta-se sempre no infinitivo, no gerúndio ou no particípio.


Esquema de formação dos tempos derivados do presente do indicativo


Presente do ind. Imperativo afir. Imperativo neg. Presente do subjuntivo


Opt-o Opt-te
Opt-as Opt-a Não opt-tes Opt-es
Opt-a Opt-e Não opt-e Opt-e
Opt-amos Opt-emos Não opt-emos Opt-emos
Opt-ais Opt-ai Não opt-eis Opt-eis
Opt-tam Opt-em Não opt-em Opt-em


Esquema dos modos e tempos verbais


Presente (opino)
Modo perfeito (opinei)
Indicativo pretérito imperfeito (opinava)
mais-que-perfeito (opinara)
futuro do presente (opinarei)
do pretérito (opinaria)
modo presente (opine)
subjuntivo pretérito imperfeito (opinasse)
do futuro (opinar)
modo presente afirmativo (opina)
imperativo negativo (não opines)


Uso do Particípio


Com os verbos auxiliares "ter" e "haver", que formam os tempos chamados compostos, da voz ativa, o particípio é invariável, devendo permanecer na forma do masculino singular.


Exemplo:
1. Havíamos pensado em outra solução para aquele problema comum.
2. Elas tinham pensado sobre o assunto, mas acabaram sem opção.


Com os verbos auxiliares "ser" e "estar", que formam os tempos da voz passiva, o particípio é variável, e deve concordar com o sujeito da oração.


Exemplo:
1. Já foram tomadas as providências necessárias para as eleições.
2. Todas nós estávamos cercadas pelo fogo.


Uso do Particípio dos Verbos Abundantes
Há verbos - chamados "abundantes" - que possuem mais de uma forma do particípio: a forma regular, terminada em -ado ou -ido, e a forma reduzida, ou irregular, que não obedece à regra geral de formação do particípio. Na maioria dos casos, os verbos auxiliares "ter" e "haver" requerem o uso da forma regular; e os auxiliares "ser" e "estar", o uso da forma irregular.


Exemplo:
1. Meu irmão tinha pego o dinheiro, mas o perdeu. [Inadequado]
Meu irmão tinha pegado o dinheiro, mas o perdeu. [Adequado]


2. O aluno foi pegado colando na prova. [Inadequado]
O aluno foi pego colando na prova. [Adequado]


Ou seja:
Com Ter e Haver prefira usar o particípio regular, aquele que termina com ado ou ido
Com Ser e Estar prefira usar o particípio irregular

2 comentários:

  1. ja pensou em explicar melhor nas sua aulas

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  2. Já pensei sim, e tento melhorar a cada dia. Peço-te desculpas pelas minhas falhas dentro da sala de aula e espero que todos nós percebamos que sempre podemos melhorar. um abraço!

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