Periodo Composto

Período composto


Algumas pessoas acham difícil compreender o que seja um período composto. Isso porque ainda não se deram conta de que tal compreensão começa muito antes de chegarmos aqui. É necessário saber identificar as classes das palavras e compreender a função dela na oração. Também é preciso ter bem em mente a noção do que seja oração – pode ser entendido como sendo um enunciado de sentido completo que se organiza em torno de um verbo. Identificando os verbos do enunciado, pode-se, então, perceber o período composto que pode ser por coordenação ou subordinação


A palavra coordenação pode ser entendida também como arranjo que por sua vez pode ser entendida como disposição ou mesmo organização.


No casso do período composto por coordenação, então, teremos duas ou mais orações organizadas entre si, sendo que cada um dessas orações podem ser consideradas, separadamente, como uma oração completa no sentido de não faltar nenhum elemento essencial à oração, ou seja, pode-se identificar em cada uma delas um sujeito e um predicado completo.


Ex. o menino saiu de casa e entrou na escola


Temos então duas orações organizadas tendo como núcleo verbal as palavras saiu e entrou que separadas ficariam assim:


1ª oração: o menino saiu de casa. O menino – sujeito / saiu de casa – predicado


2ª oração: sujeito oculto ou desinencial representado pela terminação verbal -ou / entrou na escola - predicado


Como percebido, são orações independentes na estrutura e dependentes para se completar a mensagem transmitida e estão ligadas pela conjunção aditiva “e”.


As orações coordenadas serão classificadas de acordo com a presença ou não presença e tipo de conjunção coordenativa na organização das orações, podendo ser inicialmente sindéticas ou assindéticas.


Para se ter uma noção firme sobre o sentido dessas duas palavras lembre-se de que a letra “a” usada como prefixo tem sentido de negação e a duplicação do “s” se deu para que o “s” não assuma o som de “z”. Então se a oração coordenada é chamada sindética pela ocorrência da conjunção, assindética é aquela que não apresenta uma conjunção coordenativa.


No caso do período composto por subordinação, como a própria palavra já diz, uma das orações do período será completada com a outra oração, ficando assim subordinada à outra para poder ser considerada uma oração, tendo-se em mente a ideia do sentido completo.


Ex. É necessário estudar bastante. É – verbo de ligação / necessário – predicativo do sujeito / estudar bastante – sujeito da oração principal. Como o núcleo do sujeito é um verbo dizemos se tratar de uma oração subordinada substantiva subjetiva.


No caso da oração subordinada ela pode ser classificada como:
Adjetiva
Ex: A garota que está pegando no meu cabelo é minha amiga.
A oração em negrito e sublinhada é uma oração sobordinada Adjetiva restritiva.
Adverbial
Ex: muita gente morre por não respeitar as leis de transito.
A oração em negrito e sublinhada é uma oração subordinada adverbial causal.
Substantiva
Ex: Gosto de que falem comigo na aula.]
A oração em negrito e sublinhada é uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.
















Aguardem mais instruções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade, apenas seja sincero!