sexta-feira, 6 de maio de 2011

A maioria sempre vence


É verdade! Mas também é verdade que nem sempre está certa.
Nelson Rodrigues, certa vez, disse que a maioria é burra.
Bem, essa declaração muitas vezes tem causado algumas discussões quando me dizem que se a maioria questiona é porque tem razão. Mas este é um argumento que reluto em aceitar. Até porque é um silogismo que pode ser facilmente combatido.

Por exemplo:
Quem matou Jesus? Foi a minoria ou a maioria?
Será que a maioria estava certa ao matar Jesus?
Eu acho que não!
Muitas injustiças foram cometidas no mundo em nome de uma maioria que fora enganada por uma pequena elite de manipuladores.
Suponhamos que tenha sido um mero engano.
Mas até hoje, em muitos lugares, a maioria continua cometendo enganos. Por exemplo, escolhem um governante e logo se arrependem.

É comum observarmos a preocupação de pessoas em querer fazer parte da maioria. A maioria quer torcer pelo time que tem a maior torcida, a maioria quer fazer parte da igreja que tem mais adeptos a maioria quer fazer parte do maior fã clube, a maioria que estudar no colégio que tem maior número de alunos, e por aí vai.
Ao fazer isso, a maioria deixa de lado seus reais interesses e passa a ser uma pessoa que o seu próprio íntimo reprovará no futuro quando e se algum dia descobrir que detesta.
Por isso, a maioria não estuda, a maioria não tem o emprego que gostaria de ter, a maioria é pobre, a maioria é explorada, a maioria pensa que é feliz, mas não sabe dizer o que é felicidade.
Enquanto isso, uma minoria que se aproveita da situação, não se preocupa em produzir um conhecimento significativo que seja capaz de fazer a maioria entender esse texto.

Só vou acreditar que a maioria está certa quando a maioria for capaz de entender esse texto.

Diante de tudo isso, eu só posso concordar com Nelson Rodrigues: A maioria é burra.

Eu não quero ser a maioria, e você?

Um comentário:

  1. Quando li este texto tive a sensação de estar te ouvindo falar,como na aula em que assisti hoje...você traz inspiração, nos estimula a buscar críticas e transmite a sensação de que somos capazes de conquistar o conhecimento,desde que reconheçamos que ainda não o temos,e assim sempre será! Obrigada,Luís você é um daqueles pontinhos brilhantes que podemos enxergar na cegueira do sistema educacional.Parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Comente à vontade, apenas seja sincero!