terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que ensinar, a quem ensinar e como ensinar!


É sabido que a ampliação do conhecimento de um indivíduo pode ser conseguido a partir da exposição dele a novos conhecimentos e a criação de elos entre o que já se sabe e o que se pretende ensinar/aprender. Qualquer pessoa, a principio, pode aprender algo sem que necessariamente alguém lhe ensine. O contrário já não seria possível. Para que alguém ensine algo é necessário que o receptor queira aprender. Então a tarefa de ensinar está condicionada à disposição do educando para aprender o que intencionam lhe ensinar.

Os maiores conflitos começam a aparecer porque a pessoa que não tem certo conhecimento, na maioria dos casos, não consegue perceber uma utilidade prática daquilo para sua vida. Outro agravante é que o mundo moderno com toda a sua tecnologia exige e criou na mente dos jovens a ideia e a necessidade de resultados imediatos. Mas isso é porque se deixou de considerar etapas importantes para a formação intelectual do jovem na época em que teria sido mais fácil condicioná-lo à aprendizagem. Não querendo responsabilizar governo, educadores ou familiares pelo fracasso desses jovens, ou eles mesmos. Acreditamos que o sistema educacional brasileiro, historicamente, não se preocupa com a formação de trabalhadores intelectuais, mas sim práticos. Por isso, é que percebemos nas escolas uma preocupação com números, mesmo que esses números não condigam com a realidade intelectual dos alunos. Essa realidade tende a piorar porque há uma pressão de cima para baixo que até premia o professor e a escola que apresenta numericamente o maior percentual de alunos aprovados obrigando muitos professores a relegar ideologias e se adequarem ao que seus dirigentes parecem querer perpetuar. Uma escola em que todos tiram notas boas, mas que pouco se sabe.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Para refletir

Algumas pessoas são tão eficazes em esconder suas reais intenções que são capazes de enganar até mesmo pessoas que se dizem experientes. A sua demagogia é tão forte que nos fazem ver até mesmo o bem que eles não tem.

domingo, 23 de outubro de 2011

ENEM

Caso deem uma olhadinha de última hora, feliz prova pra vocês!
Lembrem-se de que a calma faz bem ao coração e ao cérebro. Se eles estivem bem, as coisas tem maiores chaces de dar certo.
Até mais.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PIOR É QUE A GENTE PERGUNTA ASSIM MESMO...


1. Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e te perguntam:
- Você tá dormindo?
- Não, to treinando pra morrer!

2. Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta:
- Ta com defeito?
- Não, é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.

3. Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam:
- Vai sair nessa chuva?
- Não, vou sair na próxima.

4. Quando você acaba de levantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta:

- Acordou?
- Não... Sou sonâmbulo!

5. Seu amigo liga para sua casa e pergunta:
- Onde você está?
- No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa pra lá!

6. Você acaba de tomar banho e alguém pergunta: (BOA)
- Você tomou banho?
- Não, mergulhei no vaso sanitário!

7. Você tá na frente do elevador da garagem do seu prédio e chega um que pergunta: (ÓTIMA)
- Vai subir?
- Não, não, to esperando meu apartamento descer pra me pegar.

8. O homem chega à casa da namorada com um enorme buquê de flores. Até que ela diz:
- Flores?
- Não! São cenouras.

9. Você está no banheiro quando alguém bate na porta e pergunta:
- Tem gente?
- Não! É o cocô que está falando!

10. Você chega ao banco com um cheque e pede pra trocar: (MUITO BOA)
- Em dinheiro? ?
- Não, me dá tudo em clipes!

VOCÊ SABE QUE ESTÁ FICANDO LOUCO NO SÉCULO XXI QUANDO:

1. Você envia e-mail ou MSN para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua;

2. Você usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as compras;

3. Esquecendo seu celular em casa (coisa que você não tinha há 10 anos), você fica apavorado e volta para buscá-lo;

4. Você levanta pela manhã e quase que liga o computador antes de tomar o café;

5. Você conhece o significado de naum, tbm, qdo, xau, msm, dps, Cc, Cco,...;

6. Você não sabe o preço de um envelope comum;

7. A maioria das piadas que você conhece, você recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho.....);

8. Você fala o nome da firma onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo o celular !!);

Você digita o '0' para telefonar de sua casa;

10. Você vai ao trabalho quando o dia ainda está clareando e volta para casa quando já escureceu de novo;

11. Quando seu computador pára de funcionar, parece que foi seu coração que parou;

11. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo;

12. Você está concordando tão interessado na leitura que nem reparou que a lista não tem o número 9;

13. Você retornou à lista para verificar se é verdade que falta o número 9 e nem viu que tem dois números 11;

14. E AGORA VOCÊ ESTÁ RINDO CONSIGO MESMO;

15. Você já está pensando para quem você vai enviar esta mensagem;

16. Provavelmente agora você vai clicar no botão ''Encaminhar''... É a vida...fazer o quê... foi o que eu fiz também...

Feliz modernidade.

Um excelente semana!!!!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

aprendizado

O cliche é dizer que a cada dia surgem novos aprendizados. porén, no fim de cada dia, depois de muitas experiências, é chagado o momento de separarmos o que devemos preservar daquilo que precisamos esquecer.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pensamento para o mês de outubro - A mudança

Mais cedo ou mais tarde, uma mudança se faz necessária e é inevitavel. Resistir a ela é o que causa conflito!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Respondam essa atividade e depois conversamos

Exercício de Regência Verbal e Nominal



(UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.



I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.

II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.

III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.

IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.



a) II, III, IV b) I, II, III



e) I, III, IV d) I, III e) I, II



2. (UFAM) Assinale o item em que há erro quanto à regência:



a) São essas as atitudes de que discordo.

b) Há muito já lhe perdoei.

c) Informo-lhe de que paguei o colégio.

d) Costumo obedecer a preceitos éticos.

e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.



3. (UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:



a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.

b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.

c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.

d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.

e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.



4. (FMU-SP) Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo.



a) Perdoou nosso atraso no imposto.

b) Lembrou ao amigo que já era tarde.

c) Moraram na rua da Paz.

d) Meu amigo perdoou ao pai.

e) Lembrou de todos os momentos felizes.



5. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.



a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota.

b) As admoestações que insisti em fazer ao rábula acabaram por não produzir efeito algum.

e) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.

d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais.

e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.



6. (UFG) Indique a alternativa correta.



a) Sempre pago pontualmente minha secretária.

b) Você não lhe viu ontem.

e) A sessão fora assistida por todos os críticos.

d) Custei dois anos para chegar a doutor.

e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeição estética.



7. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa correta quanto à regência:



a) A peça que assistimos foi muito boa.

b) Estes são os livros que precisamos.

c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram.

d) Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.

e) O ideal que aspiramos é conhecido por todos.



8. (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:



a) Ele custará muito para me entender.

b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.

c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.

d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.

e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.



9. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à regência:



a) Nós nos valemos dos artifícios que dispúnhamos para vencer.

b) Ele preferiu pudim a groselha.

c) O esporte de que gosto não é praticado no meu colégio.

d) Sua beleza lembrava a mãe, quando apenas casada.

e) Não digo com quem eu simpatizei, pois não lhe interessa.



10. (Conc. Investigador de Policia) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relação à regência verbal.



a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientações.

b) Há alguns dos novos diretores com os quais não simpatizamos.

c) A firma toda não se simpatizou com a nova diretoria.

d) Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.



11. (Conc. Escrivão de Polícia) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parênteses não corresponde à sua regência.



a) Com sua postura séria, o diretor assistia todos os funcionários dos departamentos da empresa. (ajudar)

b) No grande auditório, o público assistiu às apresentações da Orquestra Experimental. (ver)

c) Esta é uma medida que assiste aos moradores da Vila Olímpia. (caber)

d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar)



12. (Conc. Analista de Sistemas - Banco Central) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.



a) Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda da produção de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real do comércio varejista.

b) Apesar da queda da inflação em maio, espera-se aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.

c) Os principais focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.

d) Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.

e) A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no País, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.

(Trechos adaptados do Relatório de Inflação - Banco Central do Brasil, junho de 2001- v. 3, 1° 2, p. 7 e 8)



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Agradecimento

Pesoal, muito obrigado pelos acessos. Cotinuem participando e comentando as postagens deste blog. Se desejarem deixar alguma sugestão ou solicitar algum conteúdo fiquem à vontade, estou a sua disposição.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Auxiliar Do"

Para você que quer aprender inglês de uma forma mais fácil postei novo conteúdo na página inglês para iniciantes. "Auxiliar Do".
Veja, estude, faça o exercicio e comente!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

convite

Galera! por favor assistam aos clips nova era. v. jr e cafona. v. jr
Ouçam a música e prestem atenção à letra composta por um cara que pensa.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A maioria sempre vence


É verdade! Mas também é verdade que nem sempre está certa.
Nelson Rodrigues, certa vez, disse que a maioria é burra.
Bem, essa declaração muitas vezes tem causado algumas discussões quando me dizem que se a maioria questiona é porque tem razão. Mas este é um argumento que reluto em aceitar. Até porque é um silogismo que pode ser facilmente combatido.

Por exemplo:
Quem matou Jesus? Foi a minoria ou a maioria?
Será que a maioria estava certa ao matar Jesus?
Eu acho que não!
Muitas injustiças foram cometidas no mundo em nome de uma maioria que fora enganada por uma pequena elite de manipuladores.
Suponhamos que tenha sido um mero engano.
Mas até hoje, em muitos lugares, a maioria continua cometendo enganos. Por exemplo, escolhem um governante e logo se arrependem.

É comum observarmos a preocupação de pessoas em querer fazer parte da maioria. A maioria quer torcer pelo time que tem a maior torcida, a maioria quer fazer parte da igreja que tem mais adeptos a maioria quer fazer parte do maior fã clube, a maioria que estudar no colégio que tem maior número de alunos, e por aí vai.
Ao fazer isso, a maioria deixa de lado seus reais interesses e passa a ser uma pessoa que o seu próprio íntimo reprovará no futuro quando e se algum dia descobrir que detesta.
Por isso, a maioria não estuda, a maioria não tem o emprego que gostaria de ter, a maioria é pobre, a maioria é explorada, a maioria pensa que é feliz, mas não sabe dizer o que é felicidade.
Enquanto isso, uma minoria que se aproveita da situação, não se preocupa em produzir um conhecimento significativo que seja capaz de fazer a maioria entender esse texto.

Só vou acreditar que a maioria está certa quando a maioria for capaz de entender esse texto.

Diante de tudo isso, eu só posso concordar com Nelson Rodrigues: A maioria é burra.

Eu não quero ser a maioria, e você?

sexta-feira, 15 de abril de 2011

leitura

Ao passar por aqui, não dexe de ler um poema do meu livro no link "poems"

CONVITE

Teça-feira, dia 19 de abril de 2011, às 19:00 acontecerá a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Cultura da cidade de Poções. Você também está convidado, não deixe de prestigiar esse evento com a sua presença.
Local: Câmara de Vereadores de Poções

quarta-feira, 30 de março de 2011

Oficinas de linguagens no Isaias Alves

Sabado dia 2 de abril o colégio estadual Isaias Alves realiza oficinas de linguagens  para seus alunos. As oficinas serão iniciadas às 8:30 com duração de 1 (uma) hora cada oficina.

Teremos Literatura de cordel
Redação de textos cientificos
Festival de Parodias e outros.

Nâo deixe de participar!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Conceito de liberdade e escravidão

Querer tirar a liberdade de alguém é se tornar escravo junto com ele. Liberte-se também dessa guerra!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Você é inteligente?


Todos nós sabemos que os indivíduos dotados de boas qualidades mentais são dotados também de um espírito fascinado pela análise. Assim como o homem fisicamente forte se delicia com exercícios que põe seus músculos em ação, o homem bem-dotado de inteligência gosta da atividade mental. Esta lhe traz um prazer imenso. Analisa, soluciona problemas, resolve enigmas. Decifra mistérios. Sabe encontrar prazer nas ocupações mais comum, desde que ponham em jogo o seu talento intelectual.

                                                                 Edgar Alan Poe




sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Retorno às aulas

Um universo sem fim...


Fomos alfabetizados para ler tudo o que quisermos. Descobrir o que os outros pensam ou pensaram, saber o que já aconteceu e o que pode acontecer. Entender melhor o mundo em que vivemos e imaginar como poderia ser melhor do que é.
Um universo sem fim espera por nós nos livros. Basta abri-los e deixar-nos levar pelas palavras, que se encadeiam nas folhas finas. Um livro é o passaporte para uma viagem que começa na primeira linha, mas que não se sabe jamais onde poderá terminar. Cada um viaja à sua maneira. Cada leitura é única. Ler, antes de mais nada, é ato de liberdade.


                                                                        Ligia Cardematori

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Esperança que se renova

Foi muito bom estar aqui com vocês durante todo esse tempo! Espero que todo desejo bom existente em nossos corações se realise e que continuemos trabalhando juntos para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Para meus alunos,

Sei que tivemos um início de ano um pouco tumultuado, mas agora no final reconhecemos que apesar de tantos erros, conseguimos, juntos, superar dificuldades e agora nos sentimos vencedores por percebermos que conseguimos aprender lições importantes para as nossas vidas. A minha grande preocupação sempre foi apresentar a vocês uma forma de estudar pensando sobre o conteúdo estudado, e não apenas decorá-lo para logo depois o esquecer. O pouco que aprendemos, aprendemos de verdade e nunca mais esqueceremos. Espero que essa semente germine e dê frutos para que no futuro lembrem-se desse velho e chato professor que tem coragem para lutar por uma ideologia: a de construir um mundo melhor com oportunidades iguais para todos. O caminho mais eficiente para isso é a educação, portanto nao desistam de estudar a fim de se preparar para o futuro.

Amo a todos vocês e agradeço pela paciência, peço desculpas pelos mal entendidos e espero que estejamos sempre juntos aprendendo, crescendo e construindo um mundo melhor.

Professor Luiz Vicente

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Feira de Artes do Isaias Alves

REGIÃO CENTRO-OESTE
REGIÃO SUL

REGIÃO SUDESTE

REGIÃO NORTE

REGIÃO NORDESTE

BRASIL DE ARTES

REGIÃO CENTRO-OESTE
A feira de artes do Colégio Estadual Isaias Alves está bombando, você não pode perder! Venha ser mais um entre os milhares que já visitaram este evento.
Dia 23 de outubro, último dia com festa de encerramento na área de eventos do próprio colégio.