Mais cedo ou mais tarde, uma mudança se faz necessária e é inevitavel. Resistir a ela é o que causa conflito!
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Respondam essa atividade e depois conversamos
Exercício de Regência Verbal e Nominal
(UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.
I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.
a) II, III, IV b) I, II, III
e) I, III, IV d) I, III e) I, II
2. (UFAM) Assinale o item em que há erro quanto à regência:
a) São essas as atitudes de que discordo.
b) Há muito já lhe perdoei.
c) Informo-lhe de que paguei o colégio.
d) Costumo obedecer a preceitos éticos.
e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.
3. (UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:
a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.
b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.
c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.
d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.
e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.
4. (FMU-SP) Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo.
a) Perdoou nosso atraso no imposto.
b) Lembrou ao amigo que já era tarde.
c) Moraram na rua da Paz.
d) Meu amigo perdoou ao pai.
e) Lembrou de todos os momentos felizes.
5. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.
a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota.
b) As admoestações que insisti em fazer ao rábula acabaram por não produzir efeito algum.
e) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais.
e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
6. (UFG) Indique a alternativa correta.
a) Sempre pago pontualmente minha secretária.
b) Você não lhe viu ontem.
e) A sessão fora assistida por todos os críticos.
d) Custei dois anos para chegar a doutor.
e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeição estética.
7. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa correta quanto à regência:
a) A peça que assistimos foi muito boa.
b) Estes são os livros que precisamos.
c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram.
d) Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.
e) O ideal que aspiramos é conhecido por todos.
8. (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:
a) Ele custará muito para me entender.
b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.
9. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à regência:
a) Nós nos valemos dos artifícios que dispúnhamos para vencer.
b) Ele preferiu pudim a groselha.
c) O esporte de que gosto não é praticado no meu colégio.
d) Sua beleza lembrava a mãe, quando apenas casada.
e) Não digo com quem eu simpatizei, pois não lhe interessa.
10. (Conc. Investigador de Policia) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relação à regência verbal.
a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientações.
b) Há alguns dos novos diretores com os quais não simpatizamos.
c) A firma toda não se simpatizou com a nova diretoria.
d) Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.
11. (Conc. Escrivão de Polícia) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parênteses não corresponde à sua regência.
a) Com sua postura séria, o diretor assistia todos os funcionários dos departamentos da empresa. (ajudar)
b) No grande auditório, o público assistiu às apresentações da Orquestra Experimental. (ver)
c) Esta é uma medida que assiste aos moradores da Vila Olímpia. (caber)
d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar)
12. (Conc. Analista de Sistemas - Banco Central) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.
a) Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda da produção de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real do comércio varejista.
b) Apesar da queda da inflação em maio, espera-se aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.
c) Os principais focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.
d) Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.
e) A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no País, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.
(Trechos adaptados do Relatório de Inflação - Banco Central do Brasil, junho de 2001- v. 3, 1° 2, p. 7 e 8)
(UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.
I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.
a) II, III, IV b) I, II, III
e) I, III, IV d) I, III e) I, II
2. (UFAM) Assinale o item em que há erro quanto à regência:
a) São essas as atitudes de que discordo.
b) Há muito já lhe perdoei.
c) Informo-lhe de que paguei o colégio.
d) Costumo obedecer a preceitos éticos.
e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.
3. (UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:
a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.
b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.
c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.
d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.
e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.
4. (FMU-SP) Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo.
a) Perdoou nosso atraso no imposto.
b) Lembrou ao amigo que já era tarde.
c) Moraram na rua da Paz.
d) Meu amigo perdoou ao pai.
e) Lembrou de todos os momentos felizes.
5. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.
a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota.
b) As admoestações que insisti em fazer ao rábula acabaram por não produzir efeito algum.
e) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais.
e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
6. (UFG) Indique a alternativa correta.
a) Sempre pago pontualmente minha secretária.
b) Você não lhe viu ontem.
e) A sessão fora assistida por todos os críticos.
d) Custei dois anos para chegar a doutor.
e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeição estética.
7. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa correta quanto à regência:
a) A peça que assistimos foi muito boa.
b) Estes são os livros que precisamos.
c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram.
d) Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.
e) O ideal que aspiramos é conhecido por todos.
8. (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:
a) Ele custará muito para me entender.
b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.
9. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à regência:
a) Nós nos valemos dos artifícios que dispúnhamos para vencer.
b) Ele preferiu pudim a groselha.
c) O esporte de que gosto não é praticado no meu colégio.
d) Sua beleza lembrava a mãe, quando apenas casada.
e) Não digo com quem eu simpatizei, pois não lhe interessa.
10. (Conc. Investigador de Policia) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relação à regência verbal.
a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientações.
b) Há alguns dos novos diretores com os quais não simpatizamos.
c) A firma toda não se simpatizou com a nova diretoria.
d) Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.
11. (Conc. Escrivão de Polícia) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parênteses não corresponde à sua regência.
a) Com sua postura séria, o diretor assistia todos os funcionários dos departamentos da empresa. (ajudar)
b) No grande auditório, o público assistiu às apresentações da Orquestra Experimental. (ver)
c) Esta é uma medida que assiste aos moradores da Vila Olímpia. (caber)
d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar)
12. (Conc. Analista de Sistemas - Banco Central) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.
a) Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda da produção de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real do comércio varejista.
b) Apesar da queda da inflação em maio, espera-se aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.
c) Os principais focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.
d) Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.
e) A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no País, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.
(Trechos adaptados do Relatório de Inflação - Banco Central do Brasil, junho de 2001- v. 3, 1° 2, p. 7 e 8)
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Agradecimento
Pesoal, muito obrigado pelos acessos. Cotinuem participando e comentando as postagens deste blog. Se desejarem deixar alguma sugestão ou solicitar algum conteúdo fiquem à vontade, estou a sua disposição.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
"Auxiliar Do"
Para você que quer aprender inglês de uma forma mais fácil postei novo conteúdo na página inglês para iniciantes. "Auxiliar Do".
Veja, estude, faça o exercicio e comente!
sexta-feira, 1 de julho de 2011
convite
Galera! por favor assistam aos clips nova era. v. jr e cafona. v. jr
Ouçam a música e prestem atenção à letra composta por um cara que pensa.
Ouçam a música e prestem atenção à letra composta por um cara que pensa.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
A maioria sempre vence
É verdade! Mas também é verdade que nem sempre está certa.
Nelson Rodrigues, certa vez, disse que a maioria é burra.
Bem, essa declaração muitas vezes tem causado algumas discussões quando me dizem que se a maioria questiona é porque tem razão. Mas este é um argumento que reluto em aceitar. Até porque é um silogismo que pode ser facilmente combatido.
Por exemplo:
Quem matou Jesus? Foi a minoria ou a maioria?
Será que a maioria estava certa ao matar Jesus?
Eu acho que não!
Muitas injustiças foram cometidas no mundo em nome de uma maioria que fora enganada por uma pequena elite de manipuladores.
Suponhamos que tenha sido um mero engano.
Mas até hoje, em muitos lugares, a maioria continua cometendo enganos. Por exemplo, escolhem um governante e logo se arrependem.
É comum observarmos a preocupação de pessoas em querer fazer parte da maioria. A maioria quer torcer pelo time que tem a maior torcida, a maioria quer fazer parte da igreja que tem mais adeptos a maioria quer fazer parte do maior fã clube, a maioria que estudar no colégio que tem maior número de alunos, e por aí vai.
Ao fazer isso, a maioria deixa de lado seus reais interesses e passa a ser uma pessoa que o seu próprio íntimo reprovará no futuro quando e se algum dia descobrir que detesta.
Por isso, a maioria não estuda, a maioria não tem o emprego que gostaria de ter, a maioria é pobre, a maioria é explorada, a maioria pensa que é feliz, mas não sabe dizer o que é felicidade.
Enquanto isso, uma minoria que se aproveita da situação, não se preocupa em produzir um conhecimento significativo que seja capaz de fazer a maioria entender esse texto.
Só vou acreditar que a maioria está certa quando a maioria for capaz de entender esse texto.
Diante de tudo isso, eu só posso concordar com Nelson Rodrigues: A maioria é burra.
Eu não quero ser a maioria, e você?
sexta-feira, 15 de abril de 2011
CONVITE
Teça-feira, dia 19 de abril de 2011, às 19:00 acontecerá a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Cultura da cidade de Poções. Você também está convidado, não deixe de prestigiar esse evento com a sua presença.
Local: Câmara de Vereadores de Poções
Local: Câmara de Vereadores de Poções
quarta-feira, 30 de março de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Você é inteligente?
Todos nós sabemos que os indivíduos dotados de boas qualidades mentais são dotados também de um espírito fascinado pela análise. Assim como o homem fisicamente forte se delicia com exercícios que põe seus músculos em ação, o homem bem-dotado de inteligência gosta da atividade mental. Esta lhe traz um prazer imenso. Analisa, soluciona problemas, resolve enigmas. Decifra mistérios. Sabe encontrar prazer nas ocupações mais comum, desde que ponham em jogo o seu talento intelectual.
Edgar Alan Poe
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Retorno às aulas
Um universo sem fim...
Fomos alfabetizados para ler tudo o que quisermos. Descobrir o que os outros pensam ou pensaram, saber o que já aconteceu e o que pode acontecer. Entender melhor o mundo em que vivemos e imaginar como poderia ser melhor do que é.
Um universo sem fim espera por nós nos livros. Basta abri-los e deixar-nos levar pelas palavras, que se encadeiam nas folhas finas. Um livro é o passaporte para uma viagem que começa na primeira linha, mas que não se sabe jamais onde poderá terminar. Cada um viaja à sua maneira. Cada leitura é única. Ler, antes de mais nada, é ato de liberdade.
Ligia Cardematori
Fomos alfabetizados para ler tudo o que quisermos. Descobrir o que os outros pensam ou pensaram, saber o que já aconteceu e o que pode acontecer. Entender melhor o mundo em que vivemos e imaginar como poderia ser melhor do que é.
Um universo sem fim espera por nós nos livros. Basta abri-los e deixar-nos levar pelas palavras, que se encadeiam nas folhas finas. Um livro é o passaporte para uma viagem que começa na primeira linha, mas que não se sabe jamais onde poderá terminar. Cada um viaja à sua maneira. Cada leitura é única. Ler, antes de mais nada, é ato de liberdade.
Ligia Cardematori
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Esperança que se renova
Foi muito bom estar aqui com vocês durante todo esse tempo! Espero que todo desejo bom existente em nossos corações se realise e que continuemos trabalhando juntos para construir um mundo melhor para todos.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Para meus alunos,
Sei que tivemos um início de ano um pouco tumultuado, mas agora no final reconhecemos que apesar de tantos erros, conseguimos, juntos, superar dificuldades e agora nos sentimos vencedores por percebermos que conseguimos aprender lições importantes para as nossas vidas. A minha grande preocupação sempre foi apresentar a vocês uma forma de estudar pensando sobre o conteúdo estudado, e não apenas decorá-lo para logo depois o esquecer. O pouco que aprendemos, aprendemos de verdade e nunca mais esqueceremos. Espero que essa semente germine e dê frutos para que no futuro lembrem-se desse velho e chato professor que tem coragem para lutar por uma ideologia: a de construir um mundo melhor com oportunidades iguais para todos. O caminho mais eficiente para isso é a educação, portanto nao desistam de estudar a fim de se preparar para o futuro.
Amo a todos vocês e agradeço pela paciência, peço desculpas pelos mal entendidos e espero que estejamos sempre juntos aprendendo, crescendo e construindo um mundo melhor.
Professor Luiz Vicente
Amo a todos vocês e agradeço pela paciência, peço desculpas pelos mal entendidos e espero que estejamos sempre juntos aprendendo, crescendo e construindo um mundo melhor.
Professor Luiz Vicente
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Feira de Artes do Isaias Alves
REGIÃO CENTRO-OESTE
REGIÃO SUL
REGIÃO SUDESTE
REGIÃO NORTE
REGIÃO NORDESTE
BRASIL DE ARTES
REGIÃO CENTRO-OESTE
Dia 23 de outubro, último dia com festa de encerramento na área de eventos do próprio colégio.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Arrombamentos em escolas
Onda de arrombamentos em escolas de Poções
No último final de semana, entre os dias 16 e 17 deste mês de outubro, invadiram as dependências do Colégio Estadual Luiz Viana. Não é a primeira vez que isso acontece nem foi este o único colégio invadido por salteadores que levaram vários aparelhos dos colégios. Na verdade, isso tem se tornado uma prática que prejudica o andamento das aulas e na sequencia toda a sociedade. A questão é muito mais complexa do que parece, não são apenas bens materiais que são subtraídos. São trabalhos de professores e alunos confeccionados durante décadas, é a história de um povo, do povo de Poções. Gente que passou por esses colégios e lá deixaram suas marcas registradas por uma foto, um trabalho acadêmico, ou outros meios de se registrar a história.
É preciso que os órgãos competentes dêem um pouco mais de atenção a esses acontecimentos para possamos preservar essa historia que se perde quando um vândalo apaga de um computador coisas que dinheiro nenhum pode comprar. Não foi apenas o colégio que perdeu algo, foi o povo de Poções. Por isso, precisamos demonstrar o nosso repudio a essas atitudes, e mais veemente quando se trata de uma instituição que visa a promover o crescimento cultural de uma gente.
No último final de semana, entre os dias 16 e 17 deste mês de outubro, invadiram as dependências do Colégio Estadual Luiz Viana. Não é a primeira vez que isso acontece nem foi este o único colégio invadido por salteadores que levaram vários aparelhos dos colégios. Na verdade, isso tem se tornado uma prática que prejudica o andamento das aulas e na sequencia toda a sociedade. A questão é muito mais complexa do que parece, não são apenas bens materiais que são subtraídos. São trabalhos de professores e alunos confeccionados durante décadas, é a história de um povo, do povo de Poções. Gente que passou por esses colégios e lá deixaram suas marcas registradas por uma foto, um trabalho acadêmico, ou outros meios de se registrar a história.
É preciso que os órgãos competentes dêem um pouco mais de atenção a esses acontecimentos para possamos preservar essa historia que se perde quando um vândalo apaga de um computador coisas que dinheiro nenhum pode comprar. Não foi apenas o colégio que perdeu algo, foi o povo de Poções. Por isso, precisamos demonstrar o nosso repudio a essas atitudes, e mais veemente quando se trata de uma instituição que visa a promover o crescimento cultural de uma gente.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Se todos fossem iguais a você!
Fala-se muito em tranformações, mas o que realmente queremos mudar?
ofereça uma resposta satisfatória à questão que intitula esse assunto.
começe assim: Se todos no mundo cumprissem a sua função social como eu faço com a minha o mundo seria...
continue e mostre o tipo de pessoa que você é!
ofereça uma resposta satisfatória à questão que intitula esse assunto.
começe assim: Se todos no mundo cumprissem a sua função social como eu faço com a minha o mundo seria...
continue e mostre o tipo de pessoa que você é!
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
congratulations
Parabéns para minha aluna Bruna Costa Campos pelo seu desempenho na Olimpíada de Língua Portuguesa!
Sendo seu texto selecionado em primeiro lugar, na categoria memórias, na cidade de Poções Bahia
Sendo seu texto selecionado em primeiro lugar, na categoria memórias, na cidade de Poções Bahia
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Learning English by yourself
Sei que não fui o primeiro nem serei o último. Contudo Algumas pessoas acham dificil e me perguntam como eu consegui aprender inglês sozinho, garanto-lhes que não foi dificil!
E em atenção a essas pessoas explicarei aqui o passo a passo do meu aprendizado. Espero que tirem proveito da minha experiência!
Vá até a pagina conteúdos para alunos e veja o nosso primeiro passo!
E em atenção a essas pessoas explicarei aqui o passo a passo do meu aprendizado. Espero que tirem proveito da minha experiência!
Vá até a pagina conteúdos para alunos e veja o nosso primeiro passo!
sexta-feira, 9 de julho de 2010
luvimacos' space: Todos nós somos poetas
Uma coisa que aprendi da minha caminhada na vida, foi não me arrepeder do que fiz. Para que isso fosse possível foi necessário pensar antes de agir e ter consciencia de que a minha humanidade me tornou capaz de errar e aprender com o meu erro e com o de outros. Por isso é que as marcas que deixo pelo meu caminho não são para marcá-lo para uma possível volta, mas sim para que outros possam me seguir.
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