Fazia quase um mês que estavam ficando. Vestiu-se de
amarelo, como sempre fazia e dirigiu-se à sua casa para pedi-la em casamento.
Encontrou-a com um homem de cinza. Voltou para casa, trancou-se no túmulo
amarelo e nunca mais saiu.
domingo, 21 de outubro de 2012
terça-feira, 18 de setembro de 2012
Que Cultura meu filho vai herdar?
Possivelmente, a
cultura que meu filho vai herdar está no lugar em que vivo! É o lugar em que
nasci e cresci. É o lugar que eu amo, e é o lugar em que quero viver até morrer.
E como consequência, ainda é o lugar em que gostaria de ver o meu filho crescer
e viver.
O lugar é bonito e promissor,
entretanto, não vejo nele tantos recursos naturais que se destaquem a ponto de
ser um lugar cobiçado por qualquer capitalista, a não ser a dureza da terra na
qual muitos dos meus colegas, desde a infância, trabalham de sol a sol para
tirar o sustento, e uma vasta riqueza cultural presente no povo e em muitos
detalhes da pequena cidade. As carroças de burro na feira, a pracinha do
coreto, os inúmeros poetas e cantadores, os ternos de reis, e a mais famosa Festa
de Maio da redondeza – a Festa do Divino na qual se desenrolam diversas
atividades culturais! A chegada da bandeira, as quermesses e novenas, e todas
as outras manifestações populares que ganham vida por aqui. Aqui também viveu
Afonso Mantta – o nosso grande poeta – que com suas sabias palavras, exaltava
esta nação. E aqui ainda nos resta a conversa à janela onde se aprende
tradições. Algumas que eu não vi, mas sobre as quais eu li ou ouvi falar. Coisas
que morreram e outras que estão morrendo. Sei que vida e morte formam um ciclo
natural, mas também sei que coisas podem sobre-existir. É disso que não quero
desistir!
A cidade está
crescendo! A população aumentando! E as oportunidades falindo! O que é que está
acontecendo? Jovens partindo e outros perecendo
ou padecendo! A riqueza ainda existe. É exuberante na cidade. Mas poucos dela
desfrutam. É questão de educação. Somos ensinados desde o berço (quem o tem) a
tirar vantagem de tudo. Por conveniência ou precisão. E sempre que podemos nos
apossamos do que não devemos. Pois é assim que aprendemos.
Os ensinamentos vêm de
cima. Não do que nos dizem, mas daquilo que observamos. Suspeita de roubos e
fraudes, desvio de verba pública que deveria ser destinada à saúde ou educação,
e com isso o nosso futuro vai “pro” chão. Literalmente falando: na lavoura, ou simplesmente
com o esfregão!
Dizem que nada foi
provado, mas veja só o que pode ser observado! Os sobrenomes daqueles que
ocupam os melhores cargos públicos da cidade e a riqueza que ostentam; nomes
diferentes estão próximos de parentes; mas, gente de talento se discorda é louco
ou delinquente. E onde está o que é da gente? E o que meu filho vai herdar? Pensar
nisso me dá medo e vontade de chorar!
Muitas vezes pensei partir,
procurar outro lugar pra trabalhar e pra morar. Mas descobri que o melhor é
ficar e tentar mudar. Pois o lugar em
que vivo é o lugar que eu amo, onde vivem meus amigos e aqui quero viver até
morrer. Políticos, não me deixem, ainda jovem, perecer, pois tenho um filho pra
educar! Eduquem-se e busquem uma educação de qualidade voltada para toda a
comunidade. Não permitam que interesses egoístas prejudiquem ainda mais a nossa
sociedade.
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Efemeridade
Se algo te atormenta, tenha paciência. Pois qualquer coisa, boa ou ruim, só durará até o fim.
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Estou repasando este texto para vocês pensarem sobre esta situação
"ORA PRO NOBIS...
Lendo uma postagem de uma colega a respeito da indiferença da
sociedade frente à GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DA BAHIA, fiquei
incomodado com essa apatia da população, do Ministério Público, das
Igrejas, da CNBB, dos Artistas Baianos, da Mídia, ao mesmo tempo
preocupado com os desígnios da educação neste estado.
Não faz muito tempo que a sociedade baiana viveu momentos de apreensão
e insegurança com a greve dos PMs. É fato que todos nos desejávamos
que essa manifestação tivesse logo um desfecho tranquilo e que esses
profissionais retornassem aos seus postos com as suas reinvindicacões
atendidas.Todavia, fora preciso que o trânsito parasse,que lojas e
supermercados fossem saqueados,que a força de segurança nacional fosse
acionada; que o número de homicidio aumentasse e que ameaçasse o
CARNAVAL dos empresários, dos blocos,da rede de hotelaria, dos
turistas, da Rede Globo, da Band, do Chiclete, da Ivete...
E a greve dos professores ameaça a quem mesmo? À Lei de
Responsabilidade Fiscal? Às Eleições Municipais ou ao Ano Letivo dos
alunos? Parece-me que este último não tem grande força em comparação
ao carnaval, haja vista à posição arbitrária e atroz desse governo ao
cortar direitos e salários de um classe tão massacrada, mas
fundamental para o progresso de uma Nação.
Quem realmente está se importando com a educação neste estado? Aonde
estão os movimentos estudantis, os pais dos alunos, as Igrejas, a
oposição, as forças sindicais,os magistrados e promotores, a mídia, as
redes socias(os "facebookeiros"), que não abraçam essa causa? Será que
essa nossa luta não é justa? É insano um aumento de 22,22% comparado
aos 61,8% que os próprios deputados se presentearam na véspera do
Natal (23/12/2010). Esse aumento estava no orçamento do ano
subseqüente(2011)?
À propósito, quanto custa um deputado estadual somando-se salário +
verba indenizatória + verba de gabinete? Cada deputa- do estadual
baiano custa aos cofres públicos cerca de R$ 114 mil por mês (existe
carga horária? há assiduidade? comparecem às sessões regularmente?) e
todos juntos significam mais de R$ 87 milhões ao ano. O valor do
orçamento da Assembleia Legislativa previsto para 2012 é de R$ 351
milhões.
O que significa esse valor frente a um salário de um professor
Licenciado de 40 horas, padrão P e grau I, que recebe seus "
milagrosos" R$ 1.659,94? (tabela Maio/2012).
Além do mais, quanto é repassado do FUNDEB e gasto com a folha de
pagamento de professores? Quanto custam as propagandas do governo em
horário nobre de televisão e nos mais diversos meios de comunicação?
Por quê não se tornam públicas as informações sobre a execução
orçamentária e financeiras da Assembleia Legislativa? Por que essa
blindagem toda com as contas públicas? Por quê as contas da Assembleia
Legislativa da Bahia (AL) não são julgadas pelo Tribunal de Contas do
Estado (TCE)há mais de cinco anos? Por quê...?
Se com a greve dos policiais não houve urgência em resolvê- la mesmo
com os holofotes da mídia e repercussão em todo o mundo, cobrando uma
ação eficaz do governo, que atitude se esperar desse governo em face à
greve de professores de escola pública? ( invibializar o ano letivo?
Pressionar os professores não pagando os salários...?). A sociedade
cobrou uma solução urgente para a greve dos PMs por achar que eles
merecessem um salário digno ou por que as suas vidas e o seus
patrimônios estavam correndo riscos?
E os nossos alunos que riscos causam à sociedade? Que prejuizo causam
aos cofres públicos? O que significa o aluno na sala de aula para o
governo senão números e cifras? À propósito, como anda o IDEB da
Bahia?
Ora, colegas, se a nossa greve não repercute, de imediato, na
economia, na segurança,na bolsa de valores..., infalivelmente trará
sérias consequências , no futuro, para toda a sociedade. Crianças e
jovens sem aula hoje é caminho para drogas amanhã, para a violência,
para o fracasso profissional...
Educação sem qualidade, sem ambiente adequado, sem valorização e
respeito para com o PROFESSOR, isso sim é um dos maiores crimes que se
pode cometer, pois não só se perdem vidas, mas sobretudo perde-se o
direito de APRENDER E CRESCER COMO UM VERDADEIRO CIDADÃO."
"...Enquanto os homens
Exercem seus podres poderes
Morrer e matar de fome
De raiva e de sede
São tantas vezes
Gestos naturais..." (C. Veloso)
Evando de Oliveira
Professor da Rede Estadual de Educação
Riachão do Jacuípe-BA
"ORA PRO NOBIS...
Lendo uma postagem de uma colega a respeito da indiferença da
sociedade frente à GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DA BAHIA, fiquei
incomodado com essa apatia da população, do Ministério Público, das
Igrejas, da CNBB, dos Artistas Baianos, da Mídia, ao mesmo tempo
preocupado com os desígnios da educação neste estado.
Não faz muito tempo que a sociedade baiana viveu momentos de apreensão
e insegurança com a greve dos PMs. É fato que todos nos desejávamos
que essa manifestação tivesse logo um desfecho tranquilo e que esses
profissionais retornassem aos seus postos com as suas reinvindicacões
atendidas.Todavia, fora preciso que o trânsito parasse,que lojas e
supermercados fossem saqueados,que a força de segurança nacional fosse
acionada; que o número de homicidio aumentasse e que ameaçasse o
CARNAVAL dos empresários, dos blocos,da rede de hotelaria, dos
turistas, da Rede Globo, da Band, do Chiclete, da Ivete...
E a greve dos professores ameaça a quem mesmo? À Lei de
Responsabilidade Fiscal? Às Eleições Municipais ou ao Ano Letivo dos
alunos? Parece-me que este último não tem grande força em comparação
ao carnaval, haja vista à posição arbitrária e atroz desse governo ao
cortar direitos e salários de um classe tão massacrada, mas
fundamental para o progresso de uma Nação.
Quem realmente está se importando com a educação neste estado? Aonde
estão os movimentos estudantis, os pais dos alunos, as Igrejas, a
oposição, as forças sindicais,os magistrados e promotores, a mídia, as
redes socias(os "facebookeiros"), que não abraçam essa causa? Será que
essa nossa luta não é justa? É insano um aumento de 22,22% comparado
aos 61,8% que os próprios deputados se presentearam na véspera do
Natal (23/12/2010). Esse aumento estava no orçamento do ano
subseqüente(2011)?
À propósito, quanto custa um deputado estadual somando-se salário +
verba indenizatória + verba de gabinete? Cada deputa- do estadual
baiano custa aos cofres públicos cerca de R$ 114 mil por mês (existe
carga horária? há assiduidade? comparecem às sessões regularmente?) e
todos juntos significam mais de R$ 87 milhões ao ano. O valor do
orçamento da Assembleia Legislativa previsto para 2012 é de R$ 351
milhões.
O que significa esse valor frente a um salário de um professor
Licenciado de 40 horas, padrão P e grau I, que recebe seus "
milagrosos" R$ 1.659,94? (tabela Maio/2012).
Além do mais, quanto é repassado do FUNDEB e gasto com a folha de
pagamento de professores? Quanto custam as propagandas do governo em
horário nobre de televisão e nos mais diversos meios de comunicação?
Por quê não se tornam públicas as informações sobre a execução
orçamentária e financeiras da Assembleia Legislativa? Por que essa
blindagem toda com as contas públicas? Por quê as contas da Assembleia
Legislativa da Bahia (AL) não são julgadas pelo Tribunal de Contas do
Estado (TCE)há mais de cinco anos? Por quê...?
Se com a greve dos policiais não houve urgência em resolvê- la mesmo
com os holofotes da mídia e repercussão em todo o mundo, cobrando uma
ação eficaz do governo, que atitude se esperar desse governo em face à
greve de professores de escola pública? ( invibializar o ano letivo?
Pressionar os professores não pagando os salários...?). A sociedade
cobrou uma solução urgente para a greve dos PMs por achar que eles
merecessem um salário digno ou por que as suas vidas e o seus
patrimônios estavam correndo riscos?
E os nossos alunos que riscos causam à sociedade? Que prejuizo causam
aos cofres públicos? O que significa o aluno na sala de aula para o
governo senão números e cifras? À propósito, como anda o IDEB da
Bahia?
Ora, colegas, se a nossa greve não repercute, de imediato, na
economia, na segurança,na bolsa de valores..., infalivelmente trará
sérias consequências , no futuro, para toda a sociedade. Crianças e
jovens sem aula hoje é caminho para drogas amanhã, para a violência,
para o fracasso profissional...
Educação sem qualidade, sem ambiente adequado, sem valorização e
respeito para com o PROFESSOR, isso sim é um dos maiores crimes que se
pode cometer, pois não só se perdem vidas, mas sobretudo perde-se o
direito de APRENDER E CRESCER COMO UM VERDADEIRO CIDADÃO."
"...Enquanto os homens
Exercem seus podres poderes
Morrer e matar de fome
De raiva e de sede
São tantas vezes
Gestos naturais..." (C. Veloso)
Evando de Oliveira
Professor da Rede Estadual de Educação
Riachão do Jacuípe-BA
sexta-feira, 6 de julho de 2012
O duplo sentido da pergunta
Uma pergunta pode
servir a dois objetivos distintos: ou é uma pergunta para se conduzir o
interpelado a uma reflexão, ou é uma pergunta para se obter uma resposta.
Contudo, ao refletirmos sobre uma provável pergunta, podemos concluir que numa
única pergunta podem-se conter os dois sentidos em questão. Sendo assim, portanto,
para uma única pergunta podem-se fornecer duas respostas distintas sem que
nenhuma delas possa ser considerada completamente verdadeira ou completamente
falsa. Então, antes de questionar a alguém, questione a si mesmo e encontrará a
resposta que deseja obter. Siga em frente, lute fazendo uso de palavras
positivas que terminam em “dade”: sinceridade, lealdade, humildade, etc. lute
dessa forma, e obterás tudo o que desejas.
sábado, 16 de junho de 2012
Jacques Wagner e seu Secretário de Educação
Jacques Wagner e seu Secretário de Educação, visitam uma
escola-modelo da propaganda da Bahia (que só existe na
propaganda do PT).
Numa sala de aula do ensino fundamental, cheia de jornalistas, a
ensaiada "cumpanhêra" professora, com ambição a uma futura boa
colocação, pergunta aos alunos:
- Onde existem as melhores escolas do mundo?
- NA BAHIIIA!!! - Respondem todos.
- Onde existem os melhores livros escolares do mundo?
- NA BAHIIIA!!! - Respondem.
- E onde há os melhores recreios do mundo?
- NA BAHIIIA!!! - Respondem mais uma vez.
- E onde existem as melhores cantinas, que servem os melhores almoços
e boas sobremesas?
- NAS ESCOLAS DA BAHIIIA!!!
A professora ainda insaciada, continua:
- Onde é que vivem as crianças mais felizes do mundo?
- NA BAHIIIA!!! - Respondem os alunos com a lição bem estudada.
Os tradutores iam informando a comitiva estrangeira, que abanava a
cabeça, ceticamente.
Nisto, uma aluna nova, no fundo da sala, começa a chorar.
Com as televisões transmitindo ao vivo, o Governador Wagner, para
impressionar os convidados e jornalistas, ajeita-se diante das câmeras
e resolve acudir à menina perguntando-lhe:
- Que tens minha filha?
Responde a menina, soluçando:
- QUERO IR PRA A BAHIA!
escola-modelo da propaganda da Bahia (que só existe na
propaganda do PT).
Numa sala de aula do ensino fundamental, cheia de jornalistas, a
ensaiada "cumpanhêra" professora, com ambição a uma futura boa
colocação, pergunta aos alunos:
- Onde existem as melhores escolas do mundo?
- NA BAHIIIA!!! - Respondem todos.
- Onde existem os melhores livros escolares do mundo?
- NA BAHIIIA!!! - Respondem.
- E onde há os melhores recreios do mundo?
- NA BAHIIIA!!! - Respondem mais uma vez.
- E onde existem as melhores cantinas, que servem os melhores almoços
e boas sobremesas?
- NAS ESCOLAS DA BAHIIIA!!!
A professora ainda insaciada, continua:
- Onde é que vivem as crianças mais felizes do mundo?
- NA BAHIIIA!!! - Respondem os alunos com a lição bem estudada.
Os tradutores iam informando a comitiva estrangeira, que abanava a
cabeça, ceticamente.
Nisto, uma aluna nova, no fundo da sala, começa a chorar.
Com as televisões transmitindo ao vivo, o Governador Wagner, para
impressionar os convidados e jornalistas, ajeita-se diante das câmeras
e resolve acudir à menina perguntando-lhe:
- Que tens minha filha?
Responde a menina, soluçando:
- QUERO IR PRA A BAHIA!
terça-feira, 12 de junho de 2012
Amados Jorge e Luiz
Amados Jorge e Luiz
Projeto pedagógico sendo realizado no Colégio Estadual Isaias Alves para celebrar o centenário desses dois grandes artistas brasileiros.
O alunado foi dividido em quatro equipes que desenvolvem atividades culturais de estudo e apresentações de trechos de obras desses grandes nomes da arte brasileira. O desafio consiste na intersessão de pelo menos duas obras (uma de Luiz e outra de Jorge) numa única apresentação artística que será iniciada no dia 21 de Junho a partir das 18 horas no espaço interno do colégio.
Nós, da equipe "Asas Brancas no País do Carnaval" aguardamos a sua honrada presença!
segunda-feira, 4 de junho de 2012
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Penso, logo desligo
Você sabia que a programação da TV é classificada e apresentada ao público de acordo com o nível mental dos espectadores? Pois é. Os pensadores da TV julgam antecipadamente a nossa capacidade de pensar e separam os programas e os apresentam em horários específicos, para um público especifico. Antes da televisão, a pessoa que buscava conhecimento e informação recorria a livros e jornais e escolhia sobre o que queria pensar. Hoje, somos bombardeados com conteúdos pretensiosos que nos induzem a pensar que necessitamos daquilo que, na verdade, não precisamos. Deixando de nos apresentar as coisas que seriam mais importantes para a nossa vida.
Globo, a gente sobrevive sem você!
terça-feira, 29 de maio de 2012
Achei interessante a visão deste professor
De:
Enviadas: Quinta-feira, 24 de Maio de 2012 14:50
Assunto: Sobre a greve e o orgulho de ser Professor
Enviadas: Quinta-feira, 24 de Maio de 2012 14:50
Assunto: Sobre a greve e o orgulho de ser Professor
Ontem, na ALBA, os/as profesores/as deram uma grande demonstração de força e coragem. Na eminência do dia do pagamento do mês de maio, Jaques Wagner mais uma vez jogou o seu jogo sujo e lançou as suas cartaz: "voltem para as salas de aula que devolveremos seus salários sequestrados". Contava com a fome, as dívidas, a tensão e angústia de milhares de pais e mães de família que no momento se veem rodeados de preocupações devido a falta de remuneração. Ontem foi a vez de nós mostrarmos nosso jogo. Nossas pernas seguem firmes, nossos joelhos não se dobraram, não nos inclinamos para lamber as botas do carrasco.
Hoje, mais do que em qualquer outro momento, senti orgulho de ser professor. Comportei-me e vi meus/minhas colegas agindo como homens e mulheres livres. Que bonita aula estamos dando para nossos filhos, alunos e para todos os trabalhadores e trabalhadoras que nos observam. Não será com medidas autoritárias que esse governo nos desmoralizará. Não será com ameaças, não será com o terror financeiro e psicológico que nos obrigará a voltar para as salas de aula.
Chegamos longe demais para recuar derrotados. Se voltarmos para as salas de aula sem nada, levaremos muitos anos para nos recuperarmos de um abatimento que certamente atingirá a toda a categoria e sua crença na luta coletiva e organizada da classe trabalhadora. Voltaremos para sala de aula fragilizados e ainda menos dispostos a encarar o dia-a-dia cheio de problemas que vivemos em cada unidade de ensino. Não, este não será o caminho.
A vitória precisa ser nossa e para isso será preciso ainda mais força, coragem e ânimo para encarar os próximos dias, pois estes serão decisivos para o rumo de nossa greve. Com o corte do salário deste mês, o governo dará sua última cartada. Se a greve se alongar por mais um mês, o calendário letivo não será mais viável. Por isso o governo será obrigado a negociar com a categoria. Não há mais para onde ele correr.
Chegamos longe demais para recuar derrotados. Se voltarmos para as salas de aula sem nada, levaremos muitos anos para nos recuperarmos de um abatimento que certamente atingirá a toda a categoria e sua crença na luta coletiva e organizada da classe trabalhadora. Voltaremos para sala de aula fragilizados e ainda menos dispostos a encarar o dia-a-dia cheio de problemas que vivemos em cada unidade de ensino. Não, este não será o caminho.
A vitória precisa ser nossa e para isso será preciso ainda mais força, coragem e ânimo para encarar os próximos dias, pois estes serão decisivos para o rumo de nossa greve. Com o corte do salário deste mês, o governo dará sua última cartada. Se a greve se alongar por mais um mês, o calendário letivo não será mais viável. Por isso o governo será obrigado a negociar com a categoria. Não há mais para onde ele correr.
Wh questions
· What – qual, quais, o que
What is your occupation? What is a resumé?
(Qual é a sua profissão?) (O que é um currículo?)
· Which – qual, quais, o que
Usado quando se solicita uma escolha entre dois ou mais elementos:
Which is his favorite sport, tennis, soccer or basketball?
(Qual é o esporte preferido dele, tênis, futebol ou basquete?)
Which is more difficult, English or Portuguese?
(Qual é mais difícil, inglês ou português?)
· Who – quem
Usado como sujeito da oração
Who are you?
(Quem é você?)
· Whom – quem
Usado como objeto direto ou indireto da oração. É obrigatório após uma preposição.
With whom were you talking?
(Com quem você estava falando?)
· Where – onde
Where were they going to?
(Aonde eles estavam indo?)
· When – quando
When was she born?
(Quando ela nasceu?)
· Why – por que; por quê
Na resposta, usa-se because (porque)
Why do people worry? Because they need jobs
(Por que as pessoas se preocupam? Porque elas precisam de emprego.
· Whose – de quem, a quem pertence
Whose is this picture?
(De quem é esta foto?)
homework
1. Complete the sentences with the appropriate Wh question:
a) _____________ are you from?
b) ______________ is that car?
c) ______________ comes first, X or Y?
d) ______________ live with you?
e) ______________ language do people speak in Canada?
f) ______________ are you studying?
g) ______________ did Alexander Fleming discover penicilin?
h) ______________ did you live last year?
i) ______________ is the capital of Switzerland, Bern or Zurich?
j) ______________ dog barks all the time?
new layout
Esse novo modelo de página escondeu algumas publicações. Peço desculpas por isso e providenciarei, em breve, a exposição dos conteúdos.
sexta-feira, 18 de maio de 2012
terça-feira, 3 de abril de 2012
Eleições se aproximam
Um deputado está andando tranquilamente quando é atropelado e morre.
A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.
-'Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro
-'Antes que você entre, há um probleminha.
Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.
-'Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo deputado.
-'Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:
Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.
-'Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o deputado.
-'Desculpe, mas temos as nossas regras. '
Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.
Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado.
Todos muito felizes em traje social.
Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo.
Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.
Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.
Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.
Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.
Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele..
Agora é a vez de visitar o Paraíso.
Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.
Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.
-' E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.
Agora escolha a sua casa eterna.' Ele pensa um minuto e responde:
-'Olha, eu nunca pensei .. O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.'
Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.
Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.
O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do deputado.
-' Não estou entendendo', - gagueja o deputado - 'Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!'
O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:
A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.
-'Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro
-'Antes que você entre, há um probleminha.
Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.
-'Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo deputado.
-'Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:
Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.
-'Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o deputado.
-'Desculpe, mas temos as nossas regras. '
Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.
Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado.
Todos muito felizes em traje social.
Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo.
Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.
Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.
Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.
Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.
Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele..
Agora é a vez de visitar o Paraíso.
Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.
Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.
-' E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.
Agora escolha a sua casa eterna.' Ele pensa um minuto e responde:
-'Olha, eu nunca pensei .. O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.'
Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.
Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.
O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do deputado.
-' Não estou entendendo', - gagueja o deputado - 'Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!'
O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:
-'Ontem estávamos em campanha.
Agora, já conseguimos o seu voto...'
quarta-feira, 21 de março de 2012
mais poemas
O Cinema da vida
O amor na minha vida faz com que
Cada
Imagem
Nascida num poema,
Eternize
Minha pobre
Alma.
Divino
Amor!
Vivido
Intensamente em sonhos.
Deveras...
Almejados.
É assim que o quero
Amando cada vez mais. Por isso,
Resta-nos a
Esperança vazia
Apesar das nossas
Lutas vorazes e
Intensas.
De todas as que nos rodeiam
A alegria dissimulada dos personalistas
Deslumbra seus egos
E eternizam ferozes sentimentos
Cinema da vida II
Apesar da triste rotina contida
Rege-se uma elegância glamourosa.
Almas depressivas como tantas outras
Uivam em silenciosa dor.
Minha vã imaginação,
Não haverá amanhã.
Mas almeja lograr a morte
Como uma alma desvairada.
Por isso cada imagem
Nascida num poema,
Eterniza minha pobre alma.
Oh! Divino Amor!
Vivido intensamente em sonhos.
Deveras... almejados.
terça-feira, 20 de março de 2012
Trecho do conto do dia de feira
(...) Como minhas preocupações haviam passado, eu observava, mas não me atentei ao acontecimento iminente. Entretanto, o que eu percebia era que ao passo que o animalzinho se afastava do tonel de lixo a corda que os ligavam ficava cada vez mais esticada, mas como não era muito curta levou um bom tempo até que ficasse completamente esticada, foi então que de repente, num solavanco mais forte para alcançar um bagaço de cana que se encontrava um pouco mais afastado, o tonel tombou.
Em sua queda, o tonel provocou um tremendo barulho. E como era de se esperar, o jegue se assustou e começou a correr, “e como corria o jeguinho”. E ao passo que corria, levava consigo o tonel.
Como a rua era estreita e de paralelepípedo, “o tonel”, em seu contato com o piso, fazia mais barulho ainda. E o jegue corria..., corria tanto que não podemos afirmar ao certo o que acontecia naquele momento. O certo é que corria, e quanto mais corria mais barulho o tonel fazia. E quanto mais barulho fazia mais o pequeno e assustado jegue corria.
A essa altura do acontecimento, praticamente todos na feira pararam para assistir àquela cena enquanto riam a valer, com poucas exceções além das crianças que corriam atrás do jegue e do tonel gritando em grande alvoroço, o que contribuía para aumentar ainda mais a agonia do pobre animal que não podia nem sequer imaginar o que, nem porque aquilo corria atrás dele fazendo tanto barulho. Os cachorros, também assustados, corriam em fuga para todos os lados, latiam tão alto que pareciam estar gritando, de modo que todo aquele barulho assustava cada vez mais o jeguinho, que corria, corria e corria! Nessa trajetória, alguns carros foram amassados pelo tonel provocando o desespero de seus donos. E como o jegue correu! Correu até o tonel se desprender da corda que os ligavam. Mesmo assim, o pequeno animal continuou correndo de modo que ninguém sabe precisar onde nem quando foi que ele parou.
Depois que todo aquele barulho provocado pelo jegue e pelo tonel cessou, pudemos, então, ouvir os risos que se faziam na multidão, foi, então, quando outro barulho começou.
Algumas vozes agitadas na multidão indagavam:
– Quem é o dono do Jegue?
– De quem é aquele jegue?
Mas, ninguém respondia! Após essas perguntas, um silêncio, quase que total, se fez entre todos. A não ser, o barulho dos passos apressados da multidão que começava a se dispersar.
Enquanto isso, gritando bem alto, uma voz insistia em perguntar:
– QUEM É O DONO DAQUELE JEEEEEEGUE?
Em resposta, ouviu-se um silencio que permaneceu por alguns segundos!
E ninguém ousava abrir a boca para dizer outra coisa.
(...)
terça-feira, 13 de março de 2012
MAIS UM POEMINHA PRA VOCÊS
O poeta olha a cidade e a cidade é que lhe diz:
Erguem-se prédios onde antes reinavam florestas.
O verde das paredes se confunde
com o cinza que foge das chaminés
onde antes cantava o Sabiá
que não sabia que o seu canto iria acabar.
E agora o homem bicho
Comprimi-se em pequenos espaços
e arranca do seu semelhante
parte de sua vida para o seu acalanto.
É a guerra por um inútil canto
tão desnecessário quanto o pedaço de pão
que no lixo foi parar.
Este será chamado homem,
e o outro indigente
coitado, ... nem gente és!
E ao lado de um verde que outrora fora o verde
perde, então, a sua vez!
Ainda Devez...
terça-feira, 6 de março de 2012
Começando a escrever
Galéra, se vocês quiserem se tornar escritores precisam começar. Vejam como é muito fácil escrever um pequeno poema:
É simples e começa assim
É simples e começa assim
Você vê
Um pedaço de papel em branco!
E pensa
Huuummm!!! ... Que vontade de rabiscá-lo!
Ai que tentação!!!
Não vou resistir!
A dúvida ???...
Será que consigo escrever?
Vou tentar!
Se não conseguir, paciência!
Escreverei sobre o meu pensamento.
Parece difícil,
mas quem sabe se eu ir escrevendo
enquanto penso!
Vejam, já escrevi algumas palavras!!
Huumm! Não parecem interessantes.
Ah! Isso não é importante.
A simplicidade é significativa!!!
Pensando bem, ... cadê a poesia?
É, ... parece um poema!!!
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Leia e pense!
Galileu Galilei descobriu que a Terra gira em torno do sol e foi obrigado a renunciar a descoberta para não morrer
Sócrates foi obrigado a tomar cicuta
Joana D’arc foi condenada à morte na fogueira por ter sido uma visionária
Conclusão:
Para sobreviver Na terra de gente de mente pequena
É preciso se mostrar menor do que eles para não padecer.
Ou então ter a coragem de ser você mesmo e sofrer.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
de volta
Estou de volta das férias. Logo estarei postando algun texto para compartilharmos, alguma sugestão?
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