sábado, 23 de março de 2013

Volta às aulas urgente

ATENÇÃO ALUNOS DO CEIA. AS AULAS ACONTECERÃO NORMALMENTE NESTA SEGUNDA-FEIRA (25). A C.R.E CONSTRUTORA, EMPRESA ENVIADA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, INFORMOU QUE A PLANILHA DA REFORMA FEITA PELA DIREC 20, CONTINHA ERROS QUE IMPOSSIBILITARIAM O INICIO DA OBRA. 
POR ISSO, SOLICITARAM O ADIAMENTO DO INICIO DA REFORMA, PARA SANAR OS PROBLEMAS JUNTO AO SETOR DE REDE FISICA DA DIREC.

PROXIMA SEGUNDA-FEIRA (25) PORTANTO, AULA NORMAL EM TODOS OS TURNOS

domingo, 17 de março de 2013

ler, divertir-se e aprender

Galera, visto que pouquíssimas pessoas gostam de estudar a língua portuguesa, uma maneira prática e divertida de se aprender um pouco seria ler o livro: “Emília no País da Gramática”, de Monteiro Lobato, ali, ele relata, com extremo bom humor e competência, os fenômenos de variação e mudança inerentes às línguas humanas. Quase sempre usando Emília como a voz da insubordinação contra os preconceitos linguísticos, Lobato delicia-nos com inúmeras passagens que nos ajuda a entender os fenômenos linguísticos.
O livro pode ser encontrado gratuitamente em PDF, é só pesquisar no google.
Boa leitura e diversão!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Caro Eugenio, seu poema esrtá guardado. Depois de publicado nunca mais será esquecido.

Rotularam-me de mulher melancia, melão, pera, fruta-pão, jaca e samambaia,
Só porque eu sou gostosa e bonita!
No registro de nascimento colocaram: cor branca, negra, mulata, parda, índia, morena e cafuza.
Fui mulher capacho
Escolhiam o meu macho!
Suprimiram o meu êxtase
Era uma mulher sem sapato!
Mulher escrava
Mulher costureira
Mulher bordadeira
Mulher rendeira
Mulher prendada!
Meus seios eram só para amamentar!
Minha barriga para emprenhar!
Minha cabeça só para carregar o cabelo!
Minha casa chamava-se orfanato
Meus olhos, de vistas baixas, só para o meu “sinhô”
Educada para um homem só!
Não conhecia o amor!
Letramento, só o abc, para quê?
Mulher que carregava o saco e cana!
Mas era uma mulher banana!
Caverna de paixões!
Labirinto de Saudade!
Refúgio de horizontes!
Expurgos dos algozes!
Tocada igual a uma boiada...
Uma anta, igual ao rinoceronte...
Deram-me uma pílula,
Cortaram e estrangularam minhas trompas!
Mulher do DIO e do DIA seguinte...
Fizeram uma camisinha,
Maior que a calcinha!
Disseram-me que podia votar!
Votei sempre no homem!
Mulher de todos os homens!
O casamento durava para sempre...
Só podia trabalhar
Na escola de Sinhá!
Já carreguei e defendi muita bandeira
Desabafo de mulher rebelde sem “eira”!
Hoje sou Mulher de todas as cores!
Mulher das estrelas!
Mulher do Sol!
Mulher das constelações!
Acordei de um pesadelo!
Sou Mulher de um Mundo inteiro!!!
Quando quero, sou mãe,
Quando mãe, sou avó.
Eu escolho o meu homem,
No quarto, o suspiro do meu êxtase,
No riacho do prazer, mato minha fome e sede!!!
Meu sexo tem tudo de bom e do melhor... deixei de ser frágil.
No silêncio dos meus tímpanos, rasgando a saudade:
De mulher “sonhadeira”
Mulher feminista!
Somos fiscalizadas e cobradas por nós mesmas...
Estar sempre em forma, sem estrias, depiladas, sorridentes, cheirosas e com unhas feitas.
Sem falar no currículo impecável, recheado de mestrados, doutorados e especializações. Viramos “ super mulheres”, continuamos a ganhar menos do que eles!!!
Mas, somos Mulher família!!!
Mulher independente!
Mulher trabalhadeira!
Mulher companheira!
Mulher livre!!!
Mulher professora!
Mulher eleitora!!!
Mulher política!!!!!
Mulher vereadora!
Mulher prefeita!
Mulher deputada!
Mulher governadora!
Mulher senadora!
Mulher Presidente!!!!
Mulher Inteligente!!!
Não quero para mim um dia só,
Quero o ano inteiro para que do homem tenhamos dó!!!!!

Eugenio de Abreu

quinta-feira, 7 de março de 2013

Num artigo meu intitulado Aulas de língua portuguesa: seleção de conteúdos, ideologia e métodos eu escrevi:
dentre todas as fontes de informação a que nós, professores, podemos recorrer par auxiliar nossos alunos, uma delas é, sem sombra de dúvidas, a noção de mundo do próprio aluno. É este que servirá de base para a construção e ou reconstrução do seu conhecimento. Tendo em vista o pensamento de Nóvoa (1995, p. 36) quando ele afirma que o saber dos professores - como qualquer outro tipo de saber de intervenção social - não existe antes de ser dito, devemos procurar conhecer nossos alunos e perceber a importância das suas experiências como fonte de informação para o trabalho docente e para a elaboração de práticas pedagógicas capazes de desenvolver seu interesse pela aprendizagem.
Era uma inquietação diante do mundo novo que se mostrava à minha frente. O interesse dos alunos era voltado para as novas tecnologias e a escola insistia em permanecer estática apresentando apenas aquele conhecimento canonizado com um certo desprezo pelo conhecimento que o aluno trazia de casa. Chegava até a dizer que se tratava de um povo sem cultura, quando na verdade não edxiste povo sem cultura. Como diz Magda Soares
Não há grupo social a que possa faltar cultura, já que este termo, em seu sentido antropológico, significa precisamente a maneira pela qual um grupo social se identifica como grupo, através dos comportamentos, valores, costumes, tradições, comuns e compartilhados. Negar a existência de cultura em determinado grupo é negar a existência do próprio grupo. (SOARES, 2002 p.14)
Agora, sinto que a escola procurará trilhar o caminho da valorização de todas as culturas do nosso país. Isso constitui um grande desafio porque estamos acostumados com um modelo de educação marcado pela unidirecionalidade que coloca o professor como emissor de mensagens fechadas e o aluno como um receptor passivo diante delas. (meu na monografia)
Podemos corroborar essa visão com a assertiva de Freire (2003, p.47), quando afirma que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Ensinar exige criatividade, criticidade e respeito à autonomia do aluno, e, consequentemente à sua bagagem cultural.
Agora, num curso para professores, um dos módulos apresenta indícios de que a escola está disposta a lançar mão do conhecimento trazido de casa ou de experiêcias vividas pelos nossos aluno como ponto de partida para ajudá-los na reconstrução do seu conhecimento. Salve a escola, atrasada, mas reconhece que todo saber emana do povo e deve ser vivido e compartilhado com po povo.

sábado, 2 de março de 2013

Bullying através de Elogios

Elogiar algo ou alguem pode ser construtivo. No entanto, observa-se que este ato tem sido usado por alguns “Gestores” como método pra criticar outrem. Por exemplo, numa dada reunião de trabalho ou outro caso qualquer, o chefe elogia uma pessoa ao ponto de alguém do grupo se sentir inferiorizado. Isso é feito de proposito, ou então aquele chefe é muito ingênuo – o que seria mais difícil de acreditar. De qualquer forma, esse chefe se mostra despreparado para o cargo pois, se ele realmente quer elogiar alguem do seu grupo esse elogio deve ser feito em particular da mesma forma que deve ser feita a advertencia, caso contrário, ele estará exaltando alguém para que outro se sinta rebaixado. Pior do que isso é quando o chefe critica um e elogia o outro na presença do grupo. Isso pode ser considerado assédio moral que é previsto na constituição brasileira como passivel de pena.

De maneira clara e  objetiva a Constituição Federal e o Código Civil Brasileiro mostram que isso é um ato ilícito e como  a vítima de assédio moral pode processar aquele que lhe causar um dano moral e material.
A Constituição Federal diz:

Art. 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem 'a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário 'as ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
O artigo citado fala sobre a saúde em toda a sua plenitude pois a  Carta Magna diz que:

Art. 186 – Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
Art. 187 – Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

A Constituição Federal Brasileira também reza em seu artigo 1º como seu fundamento entre outras considerações a dignidade da pessoa humana e expressa assim:
Art. 1º - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, constitue-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

[...]
III – A dignidade da pessoa humana;

E o Código Civil Brasileiro reza por sua vez que:
Art.43 – As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos de seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.

Significa dizer que a pessoa assediada tem o direito de ser indenizada por danos moral e material, por esse tipo de violência no ambiente de trabalho.
De acordo ainda com a Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso X, está assegurada a reparação a ofensa ao patrimônio moral da pessoa, como diz o referido artigo.

X – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado a indenização pelo dano material e moral decorrente de sua violação;
Ainda segundo o Código Civil Brasileiro em seu artigo 927, está previsto o dano moral e material ao assediado agredido pelo assediador, seja ele o dono da empresa, o seu chefe ou superior hierárquico que lhe causou assédio moral assim descriminado:

Art. 927 – Aquele que, por ato ilícito [arts. 186 e 187], causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.
Parágrafo Único – Haverá a obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Segundo a Cartilha Informativa sobre assédio moral preparada por Wagner Advogados Associados, "as perdas pela vítima podem gerar perdas de caráter moral e material surgindo o direito a indenização. Em muitos casos, a vítima acaba por pedir demissão, ou, no caso de servidor público, exoneração, abandona o emprego ou o cargo, o que deve ser indenizado".
De acordo como eles "a indenização por danos materiais pode abranger:

• Os danos emergentes (o que a vítima efetivamente perdeu como no caso do servidor que fica doente em função do assédio, tendo gastos com tratamento médico e medicamentos); e
• Os lucros cessantes (o que a vítima deixou de ganhar, como no caso do servidor que pediu exoneração porque foi assediado, deixando assim de receber seus vencimentos.

• Sobre o assunto, complementa: "Além disso, pode haver indenização por dano moral, relativo ao dano psicológico que a vítima suportou em virtude do assédio moral. Esse direito consta do artigo 186 no novo Código Civil Brasileiro", como já  mencionado acima.
Portanto, vemos que a legislação constitucional e a legislação ordinária, ou seja, a Constituição Federal e o Código Civil Brasileiro possuem instrumentos para se punir aquele que praticar assédio moral contra trabalhador subordinado.

Há, também, na Consolidação das Leis do Trabalho um artigo que obriga o dono da empresa a mantê-la funcionando de maneira que se respeitem os direitos dos trabalhadores em relação a sua integridade física e moral, sendo ele o principal responsável pelo que vier a ocorrer na referida repartição. Afirma textualmente o Artigo 483 da Consolidação das Leis do Trabalho [CLT]
Art. 483 - O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando:

a) forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato;
b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierárquicos com rigor excessivo;

c) correr perigo manifesto de mal considerável;
d) não cumprir o empregador as obrigações do contrato;

e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama;
f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

g) [o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários.
O projeto de lei 4591/2001 que acrescenta ao art. 117 do Regime Jurídico Único – Lei 8112/90 (estatuto dos servidores federais), conduta punitiva de quem assedia moralmente inferior hierárquico define o assédio moral assim:

"§ 1º Para fins do disposto neste artigo considera-se assédio moral todo tipo de ação, gesto ou palavra que atinja, pela repetição, a auto-estima e a segurança de um indivíduo, fazendo-o duvidar de si e de sua competência, implicando em dano ao ambiente de trabalho, à evolução profissional ou à estabilidade física, emocional e funcional do servidor incluindo, dentre outras: marcar tarefas com prazos impossíveis; passar alguém de uma área de responsabilidade para funções triviais; tomar crédito de idéias de outros; ignorar ou excluir um servidor só se dirigindo a ele através de terceiros; sonegar informações necessárias à elaboração de trabalhos de forma insistente; espalhar rumores maliciosos; criticar com persistência; segregar fisicamente o servidor, confinando-o em local inadequado, isolado ou insalubre; subestimar esforços".
Em relação ao Código Penal Brasileiro, já existe um artigo punindo tal prática, o artigo 146-A, constituindo crime a prática de assédio moral nas dependências de repartições federais, estaduais, municipais, empresas públicas, autarquias, e fundações, inclusive abrangendo os Três Poderes da União.

Referências:
BRASIL. Constituição, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em:.


 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A fuga do senso comum vista como virtude


Caros colegas, saudações!

 
Quando criei este blog, a minha intenção era expor alguns pensamentos meus e disponibilizar um meio para que meus alunos, também, pudessem menifestar suas criticas sem o medo de ser reprimido pelo seu interlocutor. Depois surgiu a ideia de, através dele, também dispónibilizar conteúdos usados em minhas aulas. E assim, mesmo dentro das limitações peculiares, o blog se desenvolveu um pouquinho.
Agora, para que ele continue sendo desenvolvido, espero que os internautas que o acessarem, mesmo que por acidente, deixem um recadinho qualquer a fim de que possa despertar o meu pensamento para tal necessidade. Pois são as discussões adversas que fazem o homem desenvolver o seu pensamento. Assim como o grande pensador Sócrates costumava  fazer, ele pressupunha princípios que não eram nunca explicados por ele mesmo: Sócrates não se limitava a propor implicitamente a seus interlocutores o princípio da prioridade de definições, mas ele supunha também uma concepção de virtude distante do senso comum.  E os pressupostos da argumentação socrática diz que: as coisas tem uma essência (eidos) e segundo a sua tese, essa virtude é sempre boa e benéfica.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Volta às aulas

Galera, estamos de volta às aulas!
Espero poder contar com vocês para aprendermos juntos, porque comigo vocês podem contar.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

DICAS PARA A PROVA DE PORTUGUÊS

Dicas para Interpretação DE TEXTOS

Para se fazer uma boa interpretação de texto é necessário COMPREENDER o tipo de LINGUAGEM – em que o texto é apresentado. Se se trata de texto literário, técnico cientifico, formal ou informal, etc..

É necessário também ter em mente o fato de que A linguagem é um sistema de sinais organizado em torno de uma coisa chamada gramática, e conhecer as regras da gramática e outras peculiaridades da língua nos ajuda a ler o mundo à nossa volta e a melhorar a nossa capacidade de interpretação dos mais variados textos a que somos submetidos.

Exemplos:

A posição do adjetivo pode resignificar aquilo que já sabemos; (1) O amigo simpático / O simpático amigo. (2) Meu amigo pobre / Meu pobre amigo. Como pode perceber nos exemplos acima pode-se depreender significados diferentes apenas pela inversão das palavras na frase.

 Outro exemplo:

Na solidão suprema dos conventos,

Em horas de pavor tão sossegadas,

Vêem-se passar fantasmas sonolentos,

Vultos de freiras mortas e de fadas.

Soluça a paz dos grandes monumentos,

Debruçados à beira das estradas:

Sombras de luto, pelos lutulentos

Caminhos, choram mágoas já choradas.

 
Da relação entre os versos 1,2 e 3,4, afirma-se corretamente que:

 a) a ordem direta dos termos da oração aponta para uma sintaxe simplificada.

b) os versos 1 e 2 expressam circunstâncias de lugar e tempo daquilo que é apresentado os versos 3 e 4.

c) no verso 2, a caracterização de horas anula contradições.

d) o verso 3 traz um sujeito gramatical indeterminado.

e) no verso 4, o adjunto adnominal de vultos nega o ambiente de mistério instalado.

 Como se pode observar esta questão de interpretação requer conhecimentos gramaticais para se responder com precisão. Vejam que quase todas as questões são pertinentes ao texto, mas apenas a letra “b” contém pertinência e uma análise gramatical condizente com o que realmente é: locuções adverbiais de lugar e de tempo.

Ademais, é necessário ler com muita atenção para indetificar no texto os distratores a fim não se deixar levar pelo entusiasmo imediato e marcar a opção errada.

Boa prova para todos!

domingo, 11 de novembro de 2012

Analfabetismo

O indice de analfabetismo no Brasil está caindo. Motivo para comemorar ou lamentar?
Cada um decide o que fazer, mas saibam todos que um dos fatores de o analfabetismo no Brasil estar diminuindo é a morte dos analfabetos.

domingo, 21 de outubro de 2012

Amar(ela)


Fazia quase um mês que estavam ficando. Vestiu-se de amarelo, como sempre fazia e dirigiu-se à sua casa para pedi-la em casamento. Encontrou-a com um homem de cinza. Voltou para casa, trancou-se no túmulo amarelo e nunca mais saiu.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Que Cultura meu filho vai herdar?

 Possivelmente, a cultura que meu filho vai herdar está no lugar em que vivo! É o lugar em que nasci e cresci. É o lugar que eu amo, e é o lugar em que quero viver até morrer. E como consequência, ainda é o lugar em que gostaria de ver o meu filho crescer e viver.
O lugar é bonito e promissor, entretanto, não vejo nele tantos recursos naturais que se destaquem a ponto de ser um lugar cobiçado por qualquer capitalista, a não ser a dureza da terra na qual muitos dos meus colegas, desde a infância, trabalham de sol a sol para tirar o sustento, e uma vasta riqueza cultural presente no povo e em muitos detalhes da pequena cidade. As carroças de burro na feira, a pracinha do coreto, os inúmeros poetas e cantadores, os ternos de reis, e a mais famosa Festa de Maio da redondeza – a Festa do Divino na qual se desenrolam diversas atividades culturais! A chegada da bandeira, as quermesses e novenas, e todas as outras manifestações populares que ganham vida por aqui. Aqui também viveu Afonso Mantta – o nosso grande poeta – que com suas sabias palavras, exaltava esta nação. E aqui ainda nos resta a conversa à janela onde se aprende tradições. Algumas que eu não vi, mas sobre as quais eu li ou ouvi falar. Coisas que morreram e outras que estão morrendo. Sei que vida e morte formam um ciclo natural, mas também sei que coisas podem sobre-existir. É disso que não quero desistir!
A cidade está crescendo! A população aumentando! E as oportunidades falindo! O que é que está acontecendo?  Jovens partindo e outros perecendo ou padecendo! A riqueza ainda existe. É exuberante na cidade. Mas poucos dela desfrutam. É questão de educação. Somos ensinados desde o berço (quem o tem) a tirar vantagem de tudo. Por conveniência ou precisão. E sempre que podemos nos apossamos do que não devemos. Pois é assim que aprendemos.
Os ensinamentos vêm de cima. Não do que nos dizem, mas daquilo que observamos. Suspeita de roubos e fraudes, desvio de verba pública que deveria ser destinada à saúde ou educação, e com isso o nosso futuro vai “pro” chão. Literalmente falando: na lavoura, ou simplesmente com o esfregão!
Dizem que nada foi provado, mas veja só o que pode ser observado! Os sobrenomes daqueles que ocupam os melhores cargos públicos da cidade e a riqueza que ostentam; nomes diferentes estão próximos de parentes; mas, gente de talento se discorda é louco ou delinquente. E onde está o que é da gente? E o que meu filho vai herdar? Pensar nisso me dá medo e vontade de chorar!
Muitas vezes pensei partir, procurar outro lugar pra trabalhar e pra morar. Mas descobri que o melhor é ficar e tentar mudar.  Pois o lugar em que vivo é o lugar que eu amo, onde vivem meus amigos e aqui quero viver até morrer. Políticos, não me deixem, ainda jovem, perecer, pois tenho um filho pra educar! Eduquem-se e busquem uma educação de qualidade voltada para toda a comunidade. Não permitam que interesses egoístas prejudiquem ainda mais a nossa sociedade.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Efemeridade

Se algo te atormenta, tenha paciência. Pois qualquer coisa, boa ou ruim, só durará até o fim.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Estou repasando este texto para vocês pensarem sobre esta situação

"ORA PRO NOBIS...


Lendo uma postagem de uma colega a respeito da indiferença da
sociedade frente à GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DA BAHIA, fiquei
incomodado com essa apatia da população, do Ministério Público, das
Igrejas, da CNBB, dos Artistas Baianos, da Mídia, ao mesmo tempo
preocupado com os desígnios da educação neste estado.


Não faz muito tempo que a sociedade baiana viveu momentos de apreensão
e insegurança com a greve dos PMs. É fato que todos nos desejávamos
que essa manifestação tivesse logo um desfecho tranquilo e que esses
profissionais retornassem aos seus postos com as suas reinvindicacões
atendidas.Todavia, fora preciso que o trânsito parasse,que lojas e
supermercados fossem saqueados,que a força de segurança nacional fosse
acionada; que o número de homicidio aumentasse e que ameaçasse o
CARNAVAL dos empresários, dos blocos,da rede de hotelaria, dos
turistas, da Rede Globo, da Band, do Chiclete, da Ivete...


E a greve dos professores ameaça a quem mesmo? À Lei de
Responsabilidade Fiscal? Às Eleições Municipais ou ao Ano Letivo dos
alunos? Parece-me que este último não tem grande força em comparação
ao carnaval, haja vista à posição arbitrária e atroz desse governo ao
cortar direitos e salários de um classe tão massacrada, mas
fundamental para o progresso de uma Nação.

Quem realmente está se importando com a educação neste estado? Aonde
estão os movimentos estudantis, os pais dos alunos, as Igrejas, a
oposição, as forças sindicais,os magistrados e promotores, a mídia, as
redes socias(os "facebookeiros"), que não abraçam essa causa? Será que
essa nossa luta não é justa? É insano um aumento de 22,22% comparado
aos 61,8% que os próprios deputados se presentearam na véspera do
Natal (23/12/2010). Esse aumento estava no orçamento do ano
subseqüente(2011)?


À propósito, quanto custa um deputado estadual somando-se salário +
verba indenizatória + verba de gabinete? Cada deputa- do estadual
baiano custa aos cofres públicos cerca de R$ 114 mil por mês (existe
carga horária? há assiduidade? comparecem às sessões regularmente?) e
todos juntos significam mais de R$ 87 milhões ao ano. O valor do
orçamento da Assembleia Legislativa previsto para 2012 é de R$ 351
milhões.


O que significa esse valor frente a um salário de um professor
Licenciado de 40 horas, padrão P e grau I, que recebe seus "
milagrosos" R$ 1.659,94? (tabela Maio/2012).
Além do mais, quanto é repassado do FUNDEB e gasto com a folha de
pagamento de professores? Quanto custam as propagandas do governo em
horário nobre de televisão e nos mais diversos meios de comunicação?
Por quê não se tornam públicas as informações sobre a execução
orçamentária e financeiras da Assembleia Legislativa? Por que essa
blindagem toda com as contas públicas? Por quê as contas da Assembleia
Legislativa da Bahia (AL) não são julgadas pelo Tribunal de Contas do
Estado (TCE)há mais de cinco anos? Por quê...?
Se com a greve dos policiais não houve urgência em resolvê- la mesmo
com os holofotes da mídia e repercussão em todo o mundo, cobrando uma
ação eficaz do governo, que atitude se esperar desse governo em face à
greve de professores de escola pública? ( invibializar o ano letivo?
Pressionar os professores não pagando os salários...?). A sociedade
cobrou uma solução urgente para a greve dos PMs por achar que eles
merecessem um salário digno ou por que as suas vidas e o seus
patrimônios estavam correndo riscos?
E os nossos alunos que riscos causam à sociedade? Que prejuizo causam
aos cofres públicos? O que significa o aluno na sala de aula para o
governo senão números e cifras? À propósito, como anda o IDEB da
Bahia?
Ora, colegas, se a nossa greve não repercute, de imediato, na
economia, na segurança,na bolsa de valores..., infalivelmente trará
sérias consequências , no futuro, para toda a sociedade. Crianças e
jovens sem aula hoje é caminho para drogas amanhã, para a violência,
para o fracasso profissional...

Educação sem qualidade, sem ambiente adequado, sem valorização e
respeito para com o PROFESSOR, isso sim é um dos maiores crimes que se
pode cometer, pois não só se perdem vidas, mas sobretudo perde-se o
direito de APRENDER E CRESCER COMO UM VERDADEIRO CIDADÃO."



"...Enquanto os homens

Exercem seus podres poderes

Morrer e matar de fome

De raiva e de sede

São tantas vezes

Gestos naturais..." (C. Veloso)



Evando de Oliveira

Professor da Rede Estadual de Educação

Riachão do Jacuípe-BA
 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O duplo sentido da pergunta

Uma pergunta pode servir a dois objetivos distintos: ou é uma pergunta para se conduzir o interpelado a uma reflexão, ou é uma pergunta para se obter uma resposta. Contudo, ao refletirmos sobre uma provável pergunta, podemos concluir que numa única pergunta podem-se conter os dois sentidos em questão. Sendo assim, portanto, para uma única pergunta podem-se fornecer duas respostas distintas sem que nenhuma delas possa ser considerada completamente verdadeira ou completamente falsa. Então, antes de questionar a alguém, questione a si mesmo e encontrará a resposta que deseja obter. Siga em frente, lute fazendo uso de palavras positivas que terminam em “dade”: sinceridade, lealdade, humildade, etc. lute dessa forma, e obterás tudo o que desejas.

sábado, 16 de junho de 2012

Jacques Wagner e seu Secretário de Educação

Jacques Wagner e seu Secretário de Educação, visitam uma

escola-modelo da propaganda da Bahia (que só existe na

propaganda do PT).

Numa sala de aula do ensino fundamental, cheia de jornalistas, a

ensaiada "cumpanhêra" professora, com ambição a uma futura boa

colocação, pergunta aos alunos:

- Onde existem as melhores escolas do mundo?



- NA BAHIIIA!!! - Respondem todos.



- Onde existem os melhores livros escolares do mundo?



- NA BAHIIIA!!! - Respondem.



- E onde há os melhores recreios do mundo?



- NA BAHIIIA!!! - Respondem mais uma vez.



- E onde existem as melhores cantinas, que servem os melhores almoços

e boas sobremesas?



- NAS ESCOLAS DA BAHIIIA!!!



A professora ainda insaciada, continua:

- Onde é que vivem as crianças mais felizes do mundo?



- NA BAHIIIA!!! - Respondem os alunos com a lição bem estudada.



Os tradutores iam informando a comitiva estrangeira, que abanava a

cabeça, ceticamente.

Nisto, uma aluna nova, no fundo da sala, começa a chorar.

Com as televisões transmitindo ao vivo, o Governador Wagner, para

impressionar os convidados e jornalistas, ajeita-se diante das câmeras

e resolve acudir à menina perguntando-lhe:

- Que tens minha filha?



Responde a menina, soluçando:

- QUERO IR PRA A BAHIA!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Amados Jorge e Luiz


Amados Jorge e Luiz

Projeto pedagógico sendo realizado no Colégio Estadual Isaias Alves para celebrar o centenário desses dois grandes artistas brasileiros.

O alunado foi dividido em quatro equipes que desenvolvem atividades culturais de estudo e apresentações de trechos de obras desses grandes nomes da arte brasileira. O desafio consiste na intersessão de pelo menos duas obras (uma de Luiz e outra de Jorge) numa única apresentação artística que será iniciada no dia 21 de Junho a partir das 18 horas no espaço interno do colégio.

Nós, da equipe "Asas Brancas no País do Carnaval" aguardamos a sua honrada presença!





sexta-feira, 1 de junho de 2012

Penso, logo desligo

Você sabia que a programação da TV é classificada e apresentada ao público de acordo com o nível mental dos espectadores? Pois é. Os pensadores da TV julgam antecipadamente a nossa capacidade de pensar e separam os programas e os apresentam em horários específicos, para um público especifico. Antes da televisão, a pessoa que buscava conhecimento e informação recorria a livros e jornais e escolhia sobre o que queria pensar. Hoje, somos bombardeados com conteúdos pretensiosos que nos induzem a pensar que necessitamos daquilo que, na verdade,  não precisamos. Deixando de nos apresentar as coisas que seriam mais importantes para a nossa vida.

Globo, a gente sobrevive sem você!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Achei interessante a visão deste professor

De:
Enviadas: Quinta-feira, 24 de Maio de 2012 14:50
Assunto: Sobre a greve e o orgulho de ser Professor

Ontem, na ALBA, os/as profesores/as deram uma grande demonstração de força e coragem. Na eminência do dia do pagamento do mês de maio, Jaques Wagner mais uma vez jogou o seu jogo sujo e lançou as suas cartaz: "voltem para as salas de aula que devolveremos seus salários sequestrados". Contava com a fome, as dívidas, a tensão e angústia de milhares de pais e mães de família que no momento se veem rodeados de preocupações devido a falta de remuneração. Ontem foi a vez de nós mostrarmos nosso jogo. Nossas pernas seguem firmes, nossos joelhos não se dobraram, não nos inclinamos para lamber as botas do carrasco.
Hoje, mais do que em qualquer outro momento, senti orgulho de ser professor. Comportei-me e vi meus/minhas colegas agindo como homens e mulheres livres. Que bonita aula estamos dando para nossos filhos, alunos e para todos os trabalhadores e trabalhadoras que nos observam. Não será com medidas autoritárias que esse governo nos desmoralizará. Não será com ameaças, não será com o terror financeiro e psicológico que nos obrigará a voltar para as salas de aula.
Chegamos longe demais para recuar derrotados. Se voltarmos para as salas de aula sem nada, levaremos muitos anos para nos recuperarmos de um abatimento que certamente atingirá a toda a categoria e sua crença na luta coletiva e organizada da classe trabalhadora. Voltaremos para sala de aula fragilizados e ainda menos dispostos a encarar o dia-a-dia cheio de problemas que vivemos em cada unidade de ensino. Não, este não será o caminho.
A vitória precisa ser nossa e para isso será preciso ainda mais força, coragem e ânimo para encarar os próximos dias, pois estes serão decisivos para o rumo de nossa greve. Com o corte do salário deste mês, o governo dará sua última cartada. Se a greve se alongar por mais um mês, o calendário letivo não será mais viável. Por isso o governo será obrigado a negociar com a categoria. Não há mais para onde ele correr.

Wh questions

·         What – qual, quais, o que

What is your occupation?                          What is a resumé?

(Qual é a sua profissão?)                         (O que é um currículo?)

·         Which – qual, quais, o que

Usado quando se solicita uma escolha entre dois ou mais elementos:

Which is his favorite sport, tennis, soccer or basketball?

(Qual é o esporte preferido dele, tênis, futebol ou basquete?)

Which is more difficult, English or Portuguese?

(Qual é mais difícil, inglês ou português?)

·         Who – quem

Usado como sujeito da oração

Who are you?

(Quem é você?)

·         Whom – quem

Usado como objeto direto ou indireto da oração. É obrigatório após uma preposição.

With whom were you talking?

(Com quem você estava falando?)

·         Where – onde

Where were they going to?

(Aonde eles estavam indo?)

·         When – quando

When was she born?

(Quando ela nasceu?)

·         Why – por que; por quê

Na resposta, usa-se because (porque)

Why do people worry? Because they need jobs

(Por que as pessoas se preocupam? Porque elas precisam de emprego.

·         Whose – de quem, a quem pertence

Whose is this picture?

(De quem é esta foto?)

homework

1.    Complete the sentences with the appropriate Wh question:

a)    _____________ are you from?

b)    ______________ is that car?

c)    ______________ comes first, X or Y?

d)    ______________ live with you?

e)    ______________ language do people speak in Canada?

f)     ______________ are you studying?

g)    ______________ did Alexander Fleming discover penicilin?

h)   ______________ did you live last year?

i)     ______________ is the capital of Switzerland, Bern or Zurich?

j)      ______________ dog barks all the time?